Raças de Ovinos no Brasil: A Diversidade Genética do Corte e da Lã

COMPARTILHE

Pecuária — A criação de ovinos no Brasil é marcada pela necessidade de adaptação climática. O rebanho nacional está dividido entre as raças de origem europeia (especializadas em lã e carne) e as raças naturalizadas, que evoluíram no clima tropical, sendo naturalmente deslanadas.

🐑 Ovinos Deslanados: A Escolha do Clima Quente

As raças deslanadas (sem lã) são o grande destaque da ovinocultura nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, devido à sua incrível rusticidade e resistência ao calor e a parasitas.

RaçaAptidão PrincipalCaracterísticas de Adaptação
Santa InêsCorte, Pele e ProlificidadeRaça desenvolvida no Nordeste brasileiro, resultado de cruzamentos entre Somalis, Morada Nova e Bergamácia. É altamente rústica, prolífica (frequentes partos duplos) e tem boa habilidade materna. Adapta-se bem ao manejo extensivo.
DorperCorte (Precocidade e Carcaça)Desenvolvida na África do Sul. É um dos ovinos de corte mais precoces do mundo, com alta taxa de crescimento diário. É deslanada (White Dorper é todo branco; Dorper tem cabeça preta) e muito procurada para cruzamentos com o Santa Inês para melhorar a carcaça.
Morada NovaPele e ProlificidadeRaça naturalizada do Nordeste (Ceará), conhecida por sua pele de excelente qualidade (utilizada na indústria do vestuário) e por sua prolificidade, parindo várias crias por parto. É de porte pequeno.
DâmaraCorte e RusticidadeConhecida como “Rabo Largo” por acumular gordura na cauda, o que confere alta resistência em condições de escassez (Catinga e Cerrado).

🧶 Ovinos de Lã e Dupla Aptidão

As raças produtoras de lã e as de dupla aptidão (carne e lã) concentram-se predominantemente na Região Sul do Brasil, onde o clima temperado é mais favorável à produção de velo.

RaçaAptidão PrincipalDestaque
CorriedaleDupla Aptidão (Carne e Lã)Origem na Nova Zelândia, é a raça de dupla aptidão mais popular do mundo e uma das mais numerosas no Sul do Brasil, devido ao seu bom equilíbrio entre produção de lã e carne.
Merino AustralianoLã FinaEspecializada na produção da lã mais fina e valorizada do mundo, sendo adaptada a sistemas extensivos e climas adversos.
SuffolkCorte (Carcaça e Precocidade)Raça de origem inglesa, facilmente reconhecida pela cabeça e patas pretas e corpo coberto por lã branca. Excelente conformação de carcaça e bom ganho de peso.
Ile de FranceCorteOrigem francesa. Ovinos que se destacam pela precocidade e são ideais para a produção de cordeiros jovens, com bom rendimento de carcaça.

🧬 Estratégia de Cruzamento Industrial

Atualmente, o sucesso da ovinocultura de corte nas regiões quentes depende muito do cruzamento industrial. O Dorper, por exemplo, é frequentemente utilizado como raça terminal em matrizes Santa Inês, pois a combinação une a rusticidade (Santa Inês) com o alto ganho de peso e rendimento de carcaça (Dorper).

Essa diversidade genética permite ao produtor escolher a raça que melhor se adapta aos recursos forrageiros e climáticos da sua propriedade, maximizando a produtividade e a sustentabilidade.

Please follow and like us:

Publicar comentário