ddd

Entretenimento

Assim como O Som e a Sílaba, veja outras peças de Miguel Falabella adaptadas para o audiovisual

Autor já dirigiu e roteirizou filmes que tiveram como ponto de partida seus espetáculos no teatro

Publicado

em

O anúncio da estreia da série O Som e a Sílaba para o dia 28 de agosto no Disney Plus marca uma nova adaptação de uma obra de Miguel Falabella dos palcos para o audiovisual. Autor de clássicos da dramaturgia brasileira, o autor já teve outros títulos que ganharam suas próprias versões para o cinema. Relembre a seguir os espetáculos assinados pelo autor que já foram levados para as telas.

A Partilha

Um dos maiores sucessos do teatro brasileiro moderno, A Partilha estreou em 1990 estrelado por Susana Vieira, Arlete Salles, Thereza Piffer e Natália do Vale e se tornou uma das principais obras da dramaturgia nacional, ganhando montagens em mais de 15 países. O sucesso da montagem foi tão grande que rendeu uma continuação, A Vida Passa , em 2000, e duas novas montagens, a primeira em 2012, estrelada por parte do elenco original (Natália do Valle foi substituída por Patricya Travassos) e a mais recente, em cartaz no palco do Teatro Sabesp Frei Caneca, em São Paulo, estrelado por Letícia Soares, Iléa Ferraz, Adriana Lessa e Flávia dos Prazeres.

A obra narra a história de quatro irmãs que se reencontram após a morte da mãe e precisam decidir o que fazer com o apartamento no qual passaram toda a vida. O reencontro reabre antigas feridas e dá a chance a um acerto de contas familiar. O sucesso da peça inspirou o diretor Daniel Filho a produzir uma versão cinematográfica que chegou às telas em 2001 estrelado por Glória Pires, Andréa Beltrão, Lília Cabral e Paloma Duarte.

Como Encher um Biquíni Selvagem

Encenada em 1992 e estrelada por Cláudia Jimenez (1958-2022) sob a direção de Falabella, Como Encher um Biquíni Selvagem foi um dos grandes sucessos da trajetória da atriz, que viajou com o espetáculo por quase uma década. A atriz interpretava 10 personagens em uma história que girava em torno das fobias sociais de figuras de diferentes classes sociais.

Com roteiro e direção assinados pelo próprio Falabella, a peça – com título inspirado no filme homônimo de William Asher (1921-2012) lançado em 1965 – foi adaptada para o cinema com o nome de Polaroides Urbanas e contou com elenco formado por nomes como Marcos Caruso, Arlete Salles, Stella Miranda, Natália do Valle e Alessandra Maestrini, entre outros. A versão cinematográfica foi estrelada por Marília Pêra (1943-2015), que dava vida às irmãs gêmeas Magda e Magali, substituindo Jimenez que não pôde fazer parte da produção.

Veneza

Inspirado na peça homônima do dramaturgo argentino Jorge Accame, o filme Veneza partiu de um desejo pessoal de Falabella, que havia dirigido uma montagem do espetáculo no Brasil em 2003 estrelado por Laura Cardoso, Arlete Salles, Ewerton de Castro, Juliana Baroni e Débora Olivieri.

Na obra, três prostitutas tentam realizar o sonho da dona do bordel, uma octogenária em processo de senilidade, de visitar Veneza e reviver um antigo amor. Adaptado por Falabella, o espetáculo ganhou um filme em 2019 estrelado por Dira Paes, Danielle Winits, Eduardo Moscovis e Carol Castro com a participação da atriz espanhola Carmen Maura, a diva dos primeiros filmes de Pedro Almodóvar.

O Som e a Sílaba

Prestes a chegar ao Disney Plus, a série O Som e a Sílaba marca a primeira adaptação de uma obra de Falabella para o streaming em formato de série. A obra tem como foco a relação de Sarah, uma jovem que vive no espectro autista, e a ex-cantora lírica Leonor. A peça, que estreou em 2017, tinha como foco o desenvolvimento e o conflito entre as duas personagens enquanto Leonor descobria o talento e a afeição por Sarah.

A série, que chega ao streaming em 28 de agosto, expande o universo apresentado no espetáculo escrito e dirigido por Falabella, e introduz novos personagens e um desenvolvimento mais detalhado da história. A direção é assinada por Cininha de Paula e Juliana Vonlanten e com roteiro assinado pelo autor em parceria com Emílio Boechat e Rosana Hermann. Alessandra Maestrini e Mirna Rubim estrelam a produção, que conta ainda com nomes como Maria Padilha, Miá Mello, Stella Miranda, Yara de Novaes e Maria Maya, entre outros.

Este post Assim como O Som e a Sílaba, veja outras peças de Miguel Falabella adaptadas para o audiovisual foi publicado primeiro no Observatório da TV .

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile