BH e Região Metropolitana
Atrações culturais gratuitas movimentam férias de julho em BH
Crianças, adolescentes e adultos têm uma agenda extensa durante o período de recesso escolar do mês de julho Mais de 100 atrações gratuitas e descentralizadas ocuparão os equipamentos municipais de cultura distribuídos em todas as regionais de Belo Horizonte
Crianças, adolescentes e adultos têm uma agenda extensa durante o período de recesso escolar do mês de julho. Mais de 100 atrações gratuitas e descentralizadas ocuparão os equipamentos municipais de cultura distribuídos em todas as regionais de Belo Horizonte. Tem programa para todas as idades e todos os gostos, como sessões especiais de cinema no Cine Santa Tereza, atrações do Circuito Municipal de Cultura e oficinas e outras atividades lúdicas nos Centros Culturais, bibliotecas e museus da cidade. A programação está disponível no Portal Belo Horizonte .
Os Centros Culturais oferecem, em todas as regionais, oficinas, cineminha, teatro de cordel com bonecos, exposições literárias, jogos de tabuleiro, entre outras atrações para crianças e adolescentes. As Bibliotecas dos Centros Culturais também estão preparando oficinas literárias, assim como a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte. Na agenda da criançada ainda tem espaço para oficinas educativas lúdicas em museus.
Já no Cine Santa Tereza tem cinema nacional infantil e uma seleção de filmes brasileiros e internacionais sobre o mundo animal. Os ingressos para todas as sessões do Cine Santa Tereza podem ser retirados gratuitamente no site Sympla ou na bilheteria do cinema.
- Museus abrem as portas para desenhos e malabares
-
A programação especial do Museu de Arte da Pampulha (MAP) será realizada nos dias 24 e 31 de julho, no Centro Cultural Zilah Spósito (CCZS), que fica no Jaqueline, e no dia 25 de julho no Centro Cultural Pampulha (CCP). Serão oferecidas as oficinas “Paisagem imaginada” e “Imprimindo a paisagem” no CCZS e a oficina “Transparência poética” no CCP. Nessas atividades, as crianças irão explorar e fazer intervenções no espaço e aprender noções básicas do desenho, como perspectiva, observação, conceito de superfície, mancha e impressão.
No sábado(20), das 14h às 17h, o Museu da Moda (MuMo, o lúdico estará presente na oficina “Gabinetinho de Desenho: experiências em desenho e colagens para crianças”. A oficina é voltada para crianças de 7 a 12 anos e tem como objetivo prático de integrar desenho e colagem de revistas, jornais e outros materiais impressos. Os participantes devem trazer jornais e revistas, tesoura sem ponta e cola escolar (não tóxica) e material escolar de desenho para executarem as atividades propostas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: grupofios@gmail.com
- Circuito Municipal de Cultura prepara diversas atividades
-
Na programação do projeto Circuito Municipal de Cultura serão oferecidas oficinas e apresentações artísticas circenses nas manhãs dos sábados 20 e 27 de julho, no Museu Casa Kubitschek. Também será realizada a Mostra Especial Infantil de Férias, composta por sessões infantis com filmes nacionais no Cine Santa Tereza. Entre os dias 7 e 31 de julho, longas como “O Menino Maluquinho” (Helvécio Ratton, 1995), “Detetives do Prédio Azul” (André Pellenz, 2017), “Turma da Mônica – Laços” (Daniel Rezende, 2019), e “Pluft, o Fantasminha” (Rosane Svartman, 2022) estarão em cartaz para toda a família. O Circuito Municipal de Cultura é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon, com apoio cultural do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, através de recursos do Fundo Especial do Ministério Público (FUNEMP).
- Mais sessões especiais no Cine Santa Tereza
-
A “Mostra Planeta Animal” entra em cartaz no Cine Santa Tereza trazendo uma seleção de animações e filmes infantojuvenis que destacam a diversidade e a beleza do reino animal. As sessões serão apresentadas às quartas, quintas e sextas-feiras, entre 3 e 24 de julho, sempre às 16h30.
Para os adultos, o Cine Santa Tereza preparou a mostra “Vidas em compasso: cinebiografias musicais”, trazendo histórias de Cazuza, Zezé di Camargo & Luciano, Adoniran Barbosa, além de uma sessão comentada com os atores de “O meu sangue ferve por você” (Paulo Machline, 2020), filme que retrata a vida do cantor Sidney Magal. A mostra vai até o dia 31 de julho.
Toda a programação do Cine Santa Tereza pode ser consultada no Sympla .
- Encontros na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil
-
As crianças e suas famílias poderão participar de oficinas literárias para estimular a criatividade, a atenção e o afeto na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, com encontros entre os dias 6 e 31 de julho. Serão oferecidas atividades de colagem, narração de histórias, leituras compartilhadas, discussão sobre quadrinhos, entre outras atrações.
- De tudo um pouco: Centros Culturais recebem programação variada
-
Os 17 Centros Culturais, equipamentos municipais distribuídos nas nove regionais de Belo Horizonte, recebem uma programação variada, com oficinas, cineminha, leitura, jogos de tabuleiro, peças teatrais e muito mais.
A Escola Livre de Artes Arena da Cultura realiza a oficina “Brinquedos e Brincadeiras”, em 11 centros culturais: Alto Vera Cruz, Jardim Guanabara, Padre Eustáquio, Pampulha, São Bernardo, São Geraldo, Urucuia, Nordeste, Venda Nova, Vila Fátima e Zilah Spósito. Essa ação promoverá momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância. As crianças vivenciam brincadeiras populares e também aprendem a confeccionar brinquedos. Esses centros também contarão com outras atividades ao longo do mês.
O escritor, cartunista e cronista Ziraldo (1932-2024) será o homenageado do mês pelo Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira – localizado no Mercado da Lagoinha – com a realização da exposição literária “Um autor muito maluquinho”. Para incentivar o hábito da leitura e fomentar a produção de literatura, o Centro Cultural Lindeia Regina promove uma programação literária especial, com oficinas, narração de histórias, sarau e luau.
As oficinas-vivência do projeto “Na Pracinha” chegam ao Centro Cultural Bairro das Indústrias e ao Centro Cultural Vila Marçola, trazendo mediação de leitura de livros que têm a cidade como personagem. A partir dessa dinâmica, as crianças serão convidadas a desenhar a cidade que (re)criam, (re)imaginam, sonham e anseiam.
No Centro Cultural Santa Rita, a oficina “Brincarte” convida as crianças para uma experiência lúdica que envolve confecção de brinquedos, dobraduras e outras atividades imaginativas. Entre as ações programadas para o Centro Cultural Salgado Filho, estão o evento “Premiere Minas” – uma vitrine para exibição de filmes nunca lançados no Estado, oficinas com jogos de tabuleiro e Acervo em Foco em comemoração ao Dia do Escritor.
- Serviço
-
Programação gratuita de férias nos equipamentos culturais municipais
Período: até 31 de julho