Cerrado perde quase 30% de vegetação em 40 anos
O Cerrado perdeu cerca de 28% da sua vegetação nativa entre 1985 e 2024, segundo dados do Mapbiomas divulgados nesta quarta-feira (1º). Com o que já havia sido alterado antes, quase metade do bioma já foi transformado, principalmente para atividades agropecuárias e agrícolas.
As formações savânicas foram as mais afetadas, seguidas por áreas florestais e campos alagados. Embora as pastagens ocupem a maior parte do território, a agricultura foi a que mais cresceu nos últimos 40 anos, com destaque para as lavouras temporárias, como a soja.
Municípios com forte presença agropecuária aumentaram ao longo do período, enquanto áreas com alta cobertura de vegetação nativa se tornaram exceção. Em 2024, apenas 16% dos municípios mantinham mais de 80% do Cerrado preservado.
O bioma também passou por mudanças na cobertura de água. Rios e lagos naturais deram espaço a reservatórios artificiais, que em 2024 já representavam a maior parte das áreas alagadas. A região do Matopiba abriga grande parte da vegetação restante, mas também concentra as maiores perdas recentes.
Foto: Google Maps
Por: Metro1
Publicar comentário