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BH e Região Metropolitana

Ciclistas declaram apoio à ciclovia na Afonso Pena em reunião com prefeito

O prefeito Fuad Noman recebeu nesta quarta-feira (21) representantes de diversos grupos de ciclistas que entregaram um abaixo-assinado a favor das obras da ciclovia da Avenida Afonso Pena As intervenções fazem parte do projeto de revitalização da avenida – iniciada em novembro do ano passado e que integra o programa Centro de Todo Mundo, que prevê a requalificação da região central de Belo Horizonte

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O prefeito Fuad Noman recebeu nesta quarta-feira (21) representantes de diversos grupos de ciclistas que entregaram um abaixo-assinado a favor das obras da ciclovia da Avenida Afonso Pena. As intervenções fazem parte do projeto de revitalização da avenida – iniciada em novembro do ano passado e que integra o programa Centro de Todo Mundo, que prevê a requalificação da região central de Belo Horizonte.

“O plano diretor de Belo Horizonte prevê fazer até 400 km de ciclovia. Nós vamos fazer tudo o que for possível dentro do nosso mandato, claro, e a Afonso Pena é uma realidade. Nós vamos tirar o trânsito de bicicleta do meio dos carros, aumentando a segurança das pessoas”, afirmou o prefeito Fuad Noman.

A ciclovia planejada vai da Praça Rio Branco até a Praça da Bandeira, trazendo mais proteção para quem anda de bicicleta na cidade. O projeto prevê um traçado de ciclovia em toda a extensão da Afonso Pena (cerca de 4,2 km), no canteiro central, alargando-o e redistribuindo as faixas de rolamento. As larguras da ciclovia foram definidas em função das diretrizes estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro e Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito.

Dessa forma, será adotada a largura média de 1,5 metro para ciclovias unidirecionais e 2,4 metros para ciclovias bidirecionais. As larguras têm variações pontuais em função do traçado e os trechos estão divididos entre implantações sobre o canteiro central ou nas suas laterais.

É importante destacar que o projeto da ciclovia da Avenida Afonso Pena promoverá a conexão e interligação com as infraestruturas cicloviárias já implantadas nas avenidas Paraná, Santos Dumont, Bernardo Monteiro e Rua Professor Morais; ciclofaixa da Avenida Álvares Cabral e ciclorrota da Rua Gonçalves Dias, promovendo uma rede de deslocamento por bicicletas. A implantação da ciclovia cria uma alternativa para deslocamentos ao longo da avenida, trazendo ainda benefícios para a economia local (entregadores), para o meio ambiente e para a saúde da população.

As intervenções contemplam também as calçadas e travessias que vão ser renovadas, proporcionando mais acessibilidade e segurança para o pedestre. Ainda, as intervenções contemplam a revisão de todo o paisagismo, que será refeito não somente no canteiro central, como também na Praça Tiradentes, na Praça Benjamin Guimarães, na Praça Milton Campos e na Praça da Bandeira.

No projeto, as faixas destinadas à circulação de veículos estão mantidas, à exceção do trecho compreendido entre a Praça da Bandeira e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG, no sentido bairro centro. As faixas de rolamento serão readequadas em suas larguras de maneira a proporcionar a manutenção do estacionamento ao longo da avenida em sua grande maioria.

Plano Diretor de Mobilidade Urbana

Com a instalação de uma ciclovia em uma das principais avenidas da cidade, a Prefeitura de Belo Horizonte se alinha às legislações federal e municipal. Ao priorizar a circulação do transporte coletivo por ônibus e do transporte não motorizado na Afonso Pena, a PBH atende à Política Nacional de Mobilidade Urbana e à legislação municipal.

O Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PlanMob-BH) definiu a toda a rede cicloviária de BH, sendo a Avenida Afonso Pena um dos eixos de priorização. E em 2019, o PlanMob-BH foi incorporado ao Plano Diretor, sendo o principal instrumento de norteamento das ações de planejamento urbano da capital.

Requalificação da Avenida Afonso Pena

A instalação da ciclovia na Afonso Pena é apenas uma das várias intervenções previstas no projeto de requalificação da avenida. Até o segundo semestre deste ano, a PBH planeja concluir:

– Obras físicas: alargamento do canteiro central, calçadas, implantação de dispositivos de acessibilidade e ciclovia, melhoria dos pontos de embarque e desembarque, implantação de faixa de priorização do transporte coletivo e modernização da sinalização


– Pavimentação: recapeamento do pavimento em toda a extensão do projeto


– Semáforos: remoção, relocação e implantação de novos semáforos, inclusive com focos específicos para ciclistas e pedestres


– Paisagismo: implantação de projeto de paisagismo específico, com incremento da arborização da avenida.

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