Os 90 anos de um veículo que, na década de 1930, já tinha tração dianteira e carroceria monocasco
O carro foi desenhado pelo escultor Flaminio Bertoni, que nunca havia trabalhado no carro antes. setor automobilístico.
Em seus 105 anos de história, a Citroën se destacou pelas novas tecnologias, carros à frente de sua época, peças publicitárias marcantes e até mesmo sua logomarca, que evoluiu e adquiriu contornos mais modernistas.
Entre os numerosos modelos que ocuparam o centro das atenções.
Destaca-se o Traction Avant, apresentado em abril de 1934 e lançado no mercado no mês seguinte.
Traction Avant significa literalmente “tração dianteira”, embora o nome oficial fosse numérico e Referia-se à potência do carro: 7CV. Desenvolvido por André Lefèbvre e Maurice Sainturat.
Em apenas 18 meses, o veículo evoluiu tanto que, mais de duas décadas depois, ainda parecia contemporâneo, pois foi fabricado até julho de 1957.
MODERNO EM TODOS OS SENTIDOS
Talvez o carro mais inovador do mundo na sua época, o modelo não inventou as tecnologias que o fizeram ficou famoso: suspensão independente, carroceria monocoque, tração dianteira e freios hidráulico.
Mas a combinação deles foi única. Não é à toa que o carro, um dos mais ousados desenhado por André Citroën, foi amado por políticos, artistas, poetas e empresários durante seus 23 anos de vida, incluindo as famosas versões presidenciais desenvolvidas por Henri Chapron para o presidente francês Charles de Gaulle.
A adoção precoce dessas tecnologias pela Citroën significou que o Traction Avant não Não só era 25% mais leve que a maioria dos seus rivais da época, mas também tinha um radicalmente diferente.
Sem um eixo cardan passando longitudinalmente pela carroceria, era espaçoso por dentro e, sem chassi ou carroceria separada, era baixo, leve e ágil.
Uma solução tão ousada que logo se espalhou pela indústria automotiva global.
Não é surpreendente que a grande maioria dos automóveis de passageiros fabricados hoje adote o mesmo conceito criado pela Citroën há 90 anos.
O modelo também foi inédito em seu design.
O escultor italiano Flaminio Bertoni, que nunca havia tendo trabalhado no setor automotivo, foi escolhido para projetar à mão o Traction Avant.
Ainda assim, o artista soube aproveitar seu talento, seu conhecimento de metalurgia e inovações tecnológico para conseguir uma silhueta aerodinâmica, elegante e inconfundível.
Seu design, apresentado a André Citroën em molde de barro foi imediatamente aprovado.
VERSÕES E DIFERENCIAIS
Uma das versões mais raras do Traction Avant é o 7A, do qual foram fabricadas 7 mil unidades até Julho de 1934 e estava equipado com motor de quatro cilindros, 1.303 cm³ e 32 CV.
Então eles vieram os modelos 7B (1.628 cm³ e 38 CV) e 7 Sport (1.910 cm³ e 48 CV).
Você poderia escolher entre os corpos Berline (sedan), Faux Cabriolet (conversível) e Roadster (conversível de dois lugares).
Em 1938 apareceu uma versão mais potente chamada 15-Six G que complementou a linha equipado com motor de seis cilindros de 2.867 cm³ e 77 CV e suspensão hidropneumática.
Está versão do Traction Avant foi apelidada de “Rainha da Estrada”, por seu vanguarda, grandeza, mas também conforto e suavidade ao dirigir.
Todas as versões utilizavam caixa de três marchas, com alavanca, em estilo típico. da Citroën, projetando-se verticalmente do painel.
Suspensão com barra de torção o sistema de direção independente e moderno recompensou o desafio com um manuseio superior vívido e inspirador.
A “bondade” ficou completa com sua montagem composta por motor, transmissão engrenagens, radiador e suspensão dianteira acessíveis através de capô com fixação longitudinal, facilitando a vida dos mecânicos.
Além disso, a carroceria monocoque também oferecia inúmeras vantagens: em termos de aerodinâmica, o veículo, por ser mais baixo, consequentemente tinha uma frente menor, o que reduzia o a resistência do ar.
Além disso, a eficiência do conjunto permitiu uma redução significativa de peso, o que foi traduzido em melhor consumo de combustível.
A suspensão independente nas quatro rodas proporcionou ao Traction Avant conforto de engrenagem que surpreendeu a todos, dando ao veículo uma estabilidade na estrada sem precedentes para o tempo.
E como não possuía túnel de transmissão, utilizado até então em carros de alta tecnologia mais antigo, o interior tinha piso totalmente plano.
O Traction Avant foi um verdadeiro sucesso de vendas, com 759.123 unidades fabricadas. E segue conquistando os corações de entusiastas e nostálgicos em todo o mundo.