Bahia
COLUNA DO SEU LUIS: ASSSIM COMO O IRMÃO FEZ EM 2018, SENADOR FLÁVIO BOLSONARO AMEAÇA O STF EM ENTREVISTA
POLÍTICA E ESPORTE COM CORAGEM PARA DIZER A VERDADE
POLÍTICA
* Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) reagiram com incredulidade à afirmação do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) de que a oposição terá, a partir de 2027, votos suficientes para o impeachment de Alexandre de Moraes.
Magistrados veem na fala de Flávio uma estratégia para tentar fazer o STF recuar em relação aos inquéritos, relatados por Moraes, que miram Jair Bolsonaro e o entorno do ex-presidente.
São necessários 54 votos no Senado para o impeachment de um integrante do Supremo.
Me lembrou a fala do irmão dele, Eduardo, em 2018, quando disse : “Para fechar o STF basta um soldado e um cabo”. Devem estar procurando o soldado e o cabo até hoje.
ESPORTE
* A equipe técnica da Fifa encerrou o processo de inspeção em 12 cidades-candidatas para a Copa do Mundo Feminina 2027, nesta sexta-feira (11).
Os responsáveis avaliaram os estádios, mobilidade, aeroportos e infraestrutura técnica desde o dia 25 de setembro.
Uma rodada adicional de inspeções, com foco nas instalações de treinamento e acomodações das equipes, será conduzida em novembro, e o anúncio final, que confirmará as 08 cidades-sede selecionadas, está programado para o início de 2025.
POLÍTICA
* As declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre isentar salários de até R$ 5 mil nesta sexta-feira (11/10) levaram o dólar e os juros futuros às máximas do ano, e ampliaram a queda do Ibovespa.
A isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil é uma promessa de campanha de Lula, que de tempos em tempos reafirma que pretende cumprir o compromisso até o final do mandato, em 2026.
O ministro da fazenda deve estar pensando que o Lula calado é um poeta.
ESPORTE
* O Criciúma suspendeu o contrato do meia Eliel Felisbino Costa, de 21 anos.
O atleta está cumprindo punição, depois de ser flagrado por uso de substâncias ilegais no exame antidoping realizado após o confronto entre Criciúma e Fluminense, pela Série A do Campeonato Brasileiro.
O teste aconteceu em 11 de julho no Heriberto Hülse, o estádio do Criciúma. De acordo com a assessoria de imprensa do Carvoeiro, o jogador não quis fazer a contraprova.
O jogador é formado nas categorias de base do Criciúma e foi relacionado para a partida contra o Fluminense pelo Brasileirão.
Eliel não chegou a atuar, porém foi escolhido para o exame.
Segundo o documento da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), publicado no site do Governo Federal e atualizado no dia 26 de setembro de 2024, as substâncias encontradas no exame do atleta foram clomifeno; desetil-clomifeno (metabólito); hidroximetoxiclomifeno (metabólito).
O estranho é que essa medicação é utilizada para fertilização feminina.
Para o homem age através de estímulos ao hipotálamo e à hipófise que tendem a aumentar a própria produção hormonal do paciente.