ddd

Colunistas

COLUNA DO SEU LUIS: COM A MEDIDA ANUNCIADA PELO TCU, BOLSONARO DECIDE LEILOAR AS JOIAS QUE GANHOU DO GOVERNO SAUDITA E DOAR A HOSPITAL

Publicado

em

POLÍTICA E ESPORTE COM CORAGEM PARA DIZER A VERDADE

POLÍTICA

* O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que irá leiloar e doar um dos conjuntos de joias sauditas para a Santa Casa de Juiz de Fora (MG), local para onde foi socorrido após sofrer um atentado a faca na campanha eleitoral de 2018.

Declaração ocorre após decisão do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre presentes recebidos por autoridades.

Na última quarta-feira (7) o tribunal entendeu, por maioria, que o relógio de luxo recebido pelo presidente Lula (PT) em 2005 e presentes recebidos por Bolsonaro e outros mandatários não precisam ser devolvidos enquanto não houver lei específica sobre isso.

ESPORTE

* Quem tem mais de 40 anos de idade e acompanha as Olimpíadas deve estar estranhando uma ausência entre os principais ganhadores de medalhas em Paris: Cuba.

A ilha caribenha que sempre foi uma referência nas competições esportivas e esteve, entre Montreal 1976 e Sydney 2000 entre os dez primeiros colocados, vem tendo uma queda significativa no seu desempenho olímpico, a ponto de passar a ficar abaixo do grupo dos 15 países mais bem colocados.

Nas últimas três edições dos Jogos Olímpicos, Cuba foi superada pelo Brasil na colocação final, algo que não era imaginável no fim do século passado.

POLÍTICA

* Os partidos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se enfrentam de forma direta em, ao menos, 10 capitais brasileiras pelas prefeituras nas eleições municipais de outubro deste ano.

* Aracaju (SE)
*Belém (PA)
*Belo Horizonte (MG)
*Cuiabá (MT)
*Fortaleza (CE)
*Goiânia (GO)
*João Pessoa (PB)
*Manaus (AM)
*São Paulo (SP)
*Vitória (ES)

A exceção aos confrontos é São Luís (MA), onde PT e PL apoiam a mesma candidatura, a do deputado federal Duarte Júnior (PSB), a contragosto de Bolsonaro. ‎

ESPORTE

* Com o encerramento de Paris-2024 neste domingo, as atenções se voltam à Los Angeles-2028, que receberá os Jogos pela terceira vez.

Entre as curiosidades da edição americana, a programação olímpica pode trazer novidades com entradas e saídas desde esportes tradicionais até desconhecidos do público geral.

Cinco modalidades podem entrar como novidades dos Jogos: beisebol/softbol, squash, flag football, críquete e lacrosse.

Três deles já fizeram parte de edições anteriores dos Jogos Olímpicos.

Estreante na capital francesa, o breaking está fora dos planos da próxima Olimpíada.

Apesar da tradição olímpica, o boxe tem seu futuro ameaçado em Los Angeles.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile