Brasil
COLUNA DO SEU LUIS: GOVERNADOR DE SÃO PAULO, TARCÍSIO DE FREITAS, TAMBÉM LEVA UM NÃO DO MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES
POLÍTICA E ESPORTE COM CORAGEM DE DIZER A VERDADE
POLÍTICA
* O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fez uma proposta ao ministro do STF Alexandre de Moraes para tentar reativar o X (antigo Twitter) no Brasil.
Em encontro no fim de semana, Tarcísio propôs a Moraes que o governo de São Paulo apresentasse um recurso pedindo ao ministro para reconsiderar a decisão de suspender a rede social.
A proposta do governador previa que o recurso tivesse como base prioritariamente argumentos econômicos em defesa da manutenção do funcionamento da plataforma no país.
Moraes, no entanto, rechaçou de pronto a proposta do governador de São Paulo, segundo fontes do Supremo ouvidas pela coluna.
“Nem insista”, teria dito o ministro da Corte. É democracia ou ditadura? Nem vou insistir nessa pergunta.
ESPORTE
* Lenda do esporte paralímpico brasileiro, Ariosvaldo Fernandes, o Parré, conquistou nesta quarta-feira a medalha que buscava há 16 anos, desde sua estreia nos Jogos em Pequim 2008.
Com o bronze nos 100m da classe T53, para atletas que competem sentados, levou o Brasil ao pódio em corridas em cadeiras de rodas após 36 anos de hiato.
Um resultado literalmente construído com as próprias mãos do atleta: Parré desenvolveu a cadeira de rodas que usa em competições em parceria com um fabricante nacional, e competiu de igual para igual com rivais que têm acesso a equipamentos tecnologicamente mais avançados.
POLÍTICA
* O governo Lula colocará duas vagas de ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) na mesa de negociações para a sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara.
O presidente da República e o deputado chegaram a um consenso e trabalham para Hugo Motta (Republicanos-PB) presidir a Casa a partir de 2025.
O problema é que a escolha deixou insatisfeitos os deputados Elmar Nascimento (União-BA) e Antônio Brito (PSD-BA), até então vistos como favoritos na disputa.
Um belo prêmio de consolação para os rejeitados baianos.
ESPORTE
* Desde a sua primeira participação nos Jogos Paralímpicos de Atenas 2004, a Seleção Brasileira de Futebol de Cegos coleciona títulos e medalhas de ouro.
A equipe já conquistou cinco títulos paralímpicos consecutivos, em Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020, consolidando-se como a maior campeã da modalidade.
Em Paris o sonho do Hexa acabou na semifinal contar a Argentina.