Brasília
COLUNA DO SEU LUIS: GOVERNO E CONGRESSO LEVANTAM BANDEIRA BRANCA SOBRE ACESSO A ARMAS DE FOGO
POLÍTICA E ESPORTE COM CORAGEM DE DIZER A VERDADE
POLÍTICA
* O governo federal e o Senado chegaram a um entendimento em relação a um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que regulamenta o acesso às armas de fogo.
Após o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), anunciar que o Palácio do Planalto vai editar um novo decreto, dessa vez menos restritivo em relação às armas, a Casa Legislativa desistiu de votar um projeto de decreto legislativo que derrubaria a medida do governo.
O PDL, que é de autoria do deputado Ismael (PSD-GO) e é relatado pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), quer derrubar a proibição de clubes de tiro a um quilômetro ou menos de escolas.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública agora vai elaborar um texto que permite o funcionamento dos estabelecimentos já constituídos e proíbe os que vão abrir a partir das novas regras.
Vale tudo para começar de novo.
Enquanto não mudarmos o modelo de governo de presidencialismo para parlamentarismo nesse país, qualquer presidente, do atual aos próximos, vão sempre ficar a mercê do centrão.
ESPORTE
* Um total de 22 medalhas de ouro serão decididas já no primeiro dia dos jogos Paralímpicos, nesta quinta-feira, 29 de agosto.
O último dia – domingo, 8 de setembro – contará com a disputa de medalhas em basquete em cadeira de rodas, levantamento de peso paralímpico, paracanoagem e maratonas em cadeira de rodas, bem como a cerimônia de encerramento, que ocorrerá no Stade de France.
POLÍTICA
* A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados começou a apreciar, na última terça-feira (27/8), projetos que visam limitar a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF).
Governistas usaram requerimentos de retirada de pauta, que foram negados após votação, e depois pedidos de vistas coletivas para adiar o andamento das discussões.
A análise agora fica suspensa por duas sessões.
Cabo de guerra em meio a eleições municipais não faz bem a nenhum dos lados.
ESPORTE
* A transmissão do Campeonato Brasileiro não será mais exclusiva da Globo a partir do ano que vem.
A Record acertou com a Liga Forte União para a exibição dos jogos de seus clubes integrantes até 2027.
Segundo informações, a emissora com sede em São Paulo irá exibir 38 jogos por ano no Campeonato Brasileiro e ainda são discutidos os horários das partidas.
A TV do Bispo Edir Macedo pagará cerca de R$ 210 milhões por ano pelos direitos de transmissão do torneio.