ddd

BH e Região Metropolitana

CRJ da PBH recebe a 4ª Conferência Temática de Cultura LGBTQIA+

Belo Horizonte recebe, nesta terça (30) e quarta-feira (31), a Conferência Temática LGBTQIA+, etapa que antecede a 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC). Organizada pelo Ministério da Cultura (MinC) e Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), a etapa local acontece no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) da Prefeitura de Belo Horizonte e conta com o apoio do Cellos MG.A secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania de Belo Horizonte, Rosilene Rocha, que representa o município na abertura do evento, explica a escolha da cidade para sediar a etapa preparatória do evento nacional. “A Conferência Temática Nacional de Cultura LGBTQIA+ se constitui, sem dúvida nenhuma, como um importante momento de debate e proposições acerca da intersecção entre Cultura e a população LGBTQIA+, além de se caracterizar como um espaço amplo de participação, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias desse assunto. Estamos recebendo 300 participantes de todo o país e isso é motivo de orgulho para nós”, afirma Rosilene Rocha.A Prefeitura de Belo Horizonte apoia a realização do evento na composição do grupo organizador, com a estrutura do Centro de Referência das Juventudes para as discussões e a cessão de intérpretes de libras, garantindo um evento acessível para todas as pessoas participantes.A Secretaria Municipal de Saúde também participa do evento com ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A Coordenação Municipal de Saúde Sexual e Atenção às IST, Aids e Hepatites Virais disponibilizou mais de 2 mil preservativos internos e externos, além de 500 unidades de gel lubrificante e materiais informativos. Detalhes sobre acesso à rede de saúde sexual, assim como os locais de testagem e outras dicas, podem ser verificados no Portal da PBH.Estarão presentes na mesa de abertura do evento a Secretaria Nacional LGBTQIA+, Simmy Larrat, o Presidente do CELLOS – MG, Maicon Chaves, a Reitora da Universidade Federal de Minas Gerais, Sandra Almeida além de representantes da Secretaria Nacional de Cidadania e Diversidade Cultural, da Secretaria Nacional dos Comitês de Cultura.Conferência Temática LGBTQIA+A Conferência Temática tem o objetivo de demonstrar a pluralidade do emergente campo de produção artística e cultural LGBTQIA+ no Brasil e identificar suas principais contribuições à política cultural dos próximos 10 anos. Para tanto, três propostas serão escolhidas pelos participantes para serem levadas à etapa nacional. Os participantes foram selecionados pelo Ministério da Cultura. 

Publicado

em

Belo Horizonte recebe, nesta terça (30) e quarta-feira (31), a Conferência Temática LGBTQIA+, etapa que antecede a 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC) . Organizada pelo Ministério da Cultura (MinC) e Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), a etapa local acontece no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) da Prefeitura de Belo Horizonte e conta com o apoio do Cellos MG.

A secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania de Belo Horizonte, Rosilene Rocha, que representa o município na abertura do evento, explica a escolha da cidade para sediar a etapa preparatória do evento nacional. “A Conferência Temática Nacional de Cultura LGBTQIA+ se constitui, sem dúvida nenhuma, como um importante momento de debate e proposições acerca da intersecção entre Cultura e a população LGBTQIA+, além de se caracterizar como um espaço amplo de participação, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias desse assunto. Estamos recebendo 300 participantes de todo o país e isso é motivo de orgulho para nós”, afirma Rosilene Rocha.

A Prefeitura de Belo Horizonte apoia a realização do evento na composição do grupo organizador, com a estrutura do Centro de Referência das Juventudes para as discussões e a cessão de intérpretes de libras, garantindo um evento acessível para todas as pessoas participantes.

A Secretaria Municipal de Saúde também participa do evento com ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A Coordenação Municipal de Saúde Sexual e Atenção às IST, Aids e Hepatites Virais disponibilizou mais de 2 mil preservativos internos e externos, além de 500 unidades de gel lubrificante e materiais informativos. Detalhes sobre acesso à rede de saúde sexual, assim como os locais de testagem e outras dicas, podem ser verificados no Portal da PBH.

Estarão presentes na mesa de abertura do evento a Secretaria Nacional LGBTQIA+, Simmy Larrat, o Presidente do CELLOS – MG, Maicon Chaves, a Reitora da Universidade Federal de Minas Gerais, Sandra Almeida além de representantes da Secretaria Nacional de Cidadania e Diversidade Cultural, da Secretaria Nacional dos Comitês de Cultura.

Conferência Temática LGBTQIA+

A Conferência Temática tem o objetivo de demonstrar a pluralidade do emergente campo de produção artística e cultural LGBTQIA+ no Brasil e identificar suas principais contribuições à política cultural dos próximos 10 anos. Para tanto, três propostas serão escolhidas pelos participantes para serem levadas à etapa nacional. Os participantes foram selecionados pelo Ministério da Cultura.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile