ddd

Colunistas

Engrenagens do progresso: o poder transformador da eficiência na governança.

Publicado

em

*ARTIGO

Em uma era caracterizada por mudanças aceleradas e demandas incessantes por inovação, as organizações assumem o desafio de redefinir seus modelos de gestão. Dentro desse contexto, a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais – CODEMGE é uma seguidora diligente, pautando-se por práticas que delineiam eficiência.

No epicentro desse processo, o CODEMGE Simplifica surge como um projeto importante na orientação dos caminhos internos da organização, assim como nos da gestão pública contemporânea. A iniciativa não se limita a corrigir imperfeições em seus processos, mas busca a simplificação de procedimentos, uma prática comum nos países mais desenvolvidos e reconhecidos pela execução invejável dos serviços públicos.

A gestão de pessoas também reflete o compromisso com a excelência. O Simplifica, ao realizar uma análise meticulosa das atividades dos colaboradores, não apenas identifica pontos de melhoria, mas tece uma malha estratégica que potencializa talentos, fomentando uma dinâmica de equipe eficiente, ancorada na meritocracia.

Um bom exemplo é o aumento significativo da representação feminina em cargos de liderança, sem depender de quotas, passando de 36% para 70%. Isso ressalta o compromisso com a meritocracia e pluralidade de ideias como molas propulsoras do desenvolvimento sustentável.

Outro ponto de destaque é a agilidade na resposta aos desafios burocráticos, materializada na redução dos prazos no processo de compras. Além de uma demonstração de eficiência operacional, é também uma representação tangível do compromisso com a transparência e a responsabilidade fiscal. A prática de integrar a gestão pública ao desenvolvimento da comunidade é o elemento central de gestões globais bem-sucedidas, resultando em melhorias palpáveis que alcançam o cidadão no centro de suas necessidades.

Os investimentos da CODEMGE na formação de seu capital humano são evidenciados ainda pelas certificações internacionais recebidas, como a CP3P The APMG Public-Private Partnerships Certification Program, concedida àqueles que passam em todos os três exames do Programa de Certificação PPP. Eles denotam o comprometimento com o fortalecimento de equipes capazes de enfrentar desafios globais. A eficiência na gestão não é apenas um meio para alcançar padrões globais; é um reflexo direto do respeito e compromisso com o cidadão, um agente vivo de transformação nas cidades. Nesse cenário, a eficiência na gestão não é apenas um indicador de sucesso, mas uma expressão tangível do capital maior de qualquer estado: as pessoas.

LINCOLN TEIXEIRA GENUÍNO DE FARIAS
Diretor de Administração e Finanças

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile