ddd

BH e Região Metropolitana

Exibição do filme Lagoa do Nado: a Festa de um Parque celebra os 30 anos de inauguração do parque

Publicado

em

O Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado completa 30 anos de inauguração e para comemorar a data será exibido o documentário Lagoa do Nado: a Festa de um Parque.

Com direção de Arthur B. Senra, o documentário terá exibição gratuita, no dia 21 de setembro, em duas sessões às 17h e 19h.

O filme conta a trajetória de luta realizada pela comunidade da região norte de Belo Horizonte para a defesa, preservação e implantação do parque.

O movimento plural – que envolveu moradores, artistas, acadêmicos, ecologistas entre tantas outras contribuições, se destacou por ser pautado na alegria e ter nas festas a convergência dos sentidos de preservação ambiental, manifestação cultural e de pertencimento dessa área, que se tornou um espaço público.

O documentário foi selecionado e exibido na 13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, realizado em junho deste ano, na categoria cinema de luta.

Veja a sinopse de divulgação do filme durante o evento:

Documentário que recupera a história da emergência de um movimento plural enraizado em Belo Horizonte ao final dos anos 1980, em torno da defesa da região da Lagoa do Nado.

Um rico material de arquivo oral e visual dá a ver a força dessa organização política orgânica em prol da preservação ambiental e da memória de um lugar, entendido enquanto um bem comum.

Uma luta permeada pelo sentido de celebração, em que música, capoeira, skate, dança e as artes engajaram distintos grupos sociais, alimentando a vontade de partilha ao forjar uma ideia de comunidade.

Serviço:
Filme: Lagoa do Nado: a Festa de um Parque
Dia: 21 de setembro – Sábado
Horário das sessões: 17h e 19h
Entrada gratuita
Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado – Praça do Sol
Endereço: R. Min. Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã, Belo Horizonte
Mais informações: Izinho Benfica – 99409-2026

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile