BH e Região Metropolitana
Feira da Cidadania tem novo endereço
Expositores da Feira de Artesanato do Programa Espaço de Cidadania (PEC) da Prefeitura de Belo Horizonte estarão em frente ao Colégio Arnaldo, no Funcionários, a partir desta sexta-feira (7) A nova localização fica no quarteirão da Avenida Bernardo Monteiro entre a Avenida Brasil e a Rua dos Timbiras
Expositores da Feira de Artesanato do Programa Espaço de Cidadania (PEC) da Prefeitura de Belo Horizonte estarão em frente ao Colégio Arnaldo, no Funcionários, a partir desta sexta-feira (7). A nova localização fica no quarteirão da Avenida Bernardo Monteiro entre a Avenida Brasil e a Rua dos Timbiras. A mudança temporária ocorre devido a revitalização do quarteirão fechado onde originalmente ocorre a feira (Avenida Brasil e Rua dos Otoni), prevista para um ano. A Feira Espaço da Cidadania acontece todas as sextas-feiras, das 8h às 16h.
O Programa Espaço Cidadania (PEC), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania de Belo Horizonte, tem o objetivo de gerar oportunidades de trabalho e renda e de promover a inclusão social e produtiva através da realização da Feira de Artesanato e diversas ações formativas. São cerca de 70 barracas com exposições de peças decorativas e de artesanatos, bijuterias, roupas, acessórios, calçados, produtos pet, essência e artigos para casa.
O espaço de comercialização é uma fonte de renda e inclusão social com capacidade para até 435 artesãs e artesãos acompanhados pelo Programa. De janeiro a maio deste ano, as feiras promovidas pelo Programa movimentaram cerca de 370 mil de renda. Em 2023, foram cerca de um milhão de renda bruta. Além das realizações das Feiras, o Programa oferece oportunidades de aperfeiçoamento profissional e gerencial para as pessoas cadastradas.
Programa Espaço de Cidadania
O Programa Espaço Cidadania atende artesãs e artesãos independentes ou empreendimentos econômicos solidários cujos integrantes são de segmentos vulnerabilizados por motivos interseccionais, étnico-raciais, geracionais, de gênero, classe social, orientação sexual, saúde mental, entre outros. Abrange participantes das nove regiões de Belo Horizonte, visando também enfrentar situações de violência e violação de direitos humanos, visando à superação, empoderamento econômico e emancipação.
A comercialização dos produtos é realizada de forma permanente na Feira de Artesanato e em edições extras que acontecem em datas comemorativas e eventos específicos ao longo do ano em espaços públicos – praças e ruas na cidade.
Em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, uma semana por mês, e de segunda a quinta-feira, de 9h às 16h, o
Programa Espaço de Cidadania
expõe cerca de 60 barracas nas unidades do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, na capital mineira. A Feira é aberta ao público.