Entretenimento
Festival Internacional de Teatro de BH anuncia atrações de edição em que celebra 30 anos
Com estreia prevista para quinta-feira, o evento recebe obras da Espanha, Chile e diversas regiões do Brasil
Um dos eventos mais tradicionais da cena cultural mineira, o Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte (FIT-BH) agendou para quinta-feira, 20, o início de sua 16ª edição, na qual celebra 30 anos de trajetória contados a partir de 02 de junho de 1994, marco inicial do evento idealizado e produzido pelo grupo Galpão em parceria com o Teatro Francisco Nunes, da Prefeitura de Belo Horizonte.
Na edição comemorativa, o evento receberá ao todo 195 artistas e 23 espetáculos com apresentações distribuídas em 22 espaços públicos e privados ao redor da cidade. Entre as montagens, há produções de estados como Amazonas, Maranhão, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, além de 12 espetáculos da cena local, selecionados por meio de um chamamento público.
Já no campo internacional, o FIT-BH receberá obras como a espanhola Papers! , da companhia Xarxa Teatre, responsável por abrir o festival com uma performance na rua, e os chilenos Ñuke e La Cocina Pública .
Se o primeiro usa da linguagem de rua para apresentar imagens absurdas e reais para provocar reflexões no público acerca dos conflitos que o poder e o dinheiro causam na sociedade, as outras duas montagens tratam de um drama político e do papel da comida na sociedade como meio de conexão e diálogo.
Em Ñuke , intérpretes indígenas abordam as violências sofridas pela família Mapuche, que resiste à dor de ter seu filho mais velho acusado e encarcerado por terrorismo. Já La Cocina Pública usa da linguagem interativa para dar vida à performance a base da gastronomia e seu papel cultural e social.
Além da programação teatral, o festival também oferecerá oficinas de dramaturgia com Gabriel Cândido, produção e gestão de carreira com Heloísa Marina e Simone Sigale e atuação, com Tieta Macau, além de uma residência artística com o diretor, ator e dramaturgo Vinícius de Souza e uma experiência imersiva nos bastidores da criação do espetáculo Desmontagem: espetáculo local com Prelúdio à Ismael Ivo .
No campo nacional, estão programados ainda espetáculos como o vencedor do 34º Prêmio Shell As Cores da América Latina (AM), O Fim é uma Outra Coisa (SP), Ubu Tropical (RS), Azira’i (RJ), CÁRCERE ou Porque as Mulheres Viram Búfalos (SP), Lança Cabocla (MA), Vamos Pra Costa? (BA) e Poeira (CE), entre outros.
Já na mostra local, estarão títulos como o vencedor do prêmio APCA Vestido de Noiva (Oficina Multimédia), Andanças Urbanas (Cia Ananda), A Velha Venda Nova (Cóccix Companhia Teatral), Desimportâncias (Insensata Cia. de Teatro), Elefanteatro (Pigmalião), Os Orixás , querença (Breve Cia.), entre outros.
Previsto para acontecer até o dia 30 de junho com programação diária, a FIT-BH terá ingressos a preços populares (R$ 20 a R$ 40), mas algumas das atrações serão disponibilizadas gratuitamente. A programação completa com os locais das apresentações está disponível no site oficial do parceiro do evento, o portal Belo Horizonte .
Este post Festival Internacional de Teatro de BH anuncia atrações de edição em que celebra 30 anos foi publicado primeiro no Observatório da TV .