João Fonseca bate americano Brooksby e vira mais novo a ir à 3ª rodada de Wimbledon em 14 anos

COMPARTILHE

Em sua primeira participação no Grand Slam disputado na grama, jovem de 18 anos também é o 1º brasileiro a chegar tão longe na chave masculina desde Thomaz Bellucci em 2010

João Fonseca segue chamando a atenção nas quadras pelo mundo com a mistura de grande talento e precocidade. Nesta quarta-feira, o brasileiro de 18 anos venceu o americano Jenson Brooksby por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 5/7, 6/2 e 6/4, em 3h13min, e avançou à terceira rodada de Wimbledon, virando o mais jovem tenista a atingir tal fase da chave masculina do Grand Slam inglês desde 2011. Na ocasião, o alemão Bernard Tomic, então com 18 anos e oito meses, dois a menos do que João, acabou parando só nas quartas de final da tradicional competição disputada na grama.

Com o triunfo em Londres sobre o número 101 do ranking, o carioca também é o primeiro homem do Brasil a disputar a terceira fase em Wimbledon desde Thomaz Bellucci, em 2010. De quebra, João igualou a melhor campanha dele em um Major, obtida, em Roland Garros, há pouco mais de um mês.

Considerado uma das maiores promessas do tênis mundial, Fonseca, que começou o torneio como número 54 do mundo, vai enfrentar na terceira rodada, possivelmente nesta sexta-feira, o chileno Nicolas Jarry. Atualmente, ele é o número 143, mas já foi o 16º, em maio do ano passado. Nesta quarta, o atleta de 29 anos superou o americano Learner Tien (62º) por 3 sets a 0 (6/2, 6/2 e 6/3).

João Fonseca vibra na segunda rodada de Wimbledon — Foto: Shi Tang/Getty Images

João Fonseca vibra na segunda rodada de Wimbledon — Foto: Shi Tah

Brooksby, de 24 anos, não era um adversário fácil. Em retomada na carreira, o ex-número 33 do mundo vive boa fase, sobretudo na grama. Ele foi vice-campeão do ATP 250 de Eastbourne, também na Inglaterra, na semana passada, e ganhou três jogos no qualificatório para entrar na chave principal de Wimbledon.

O jogo

Brooksby começou a partida sacando e foi pressionado logo de cara por João, que conseguiu devolver todos os saques e venceu dois pontos. Mas o americano fez 1/0. Solto em quadra, o brasileiro serviu com agressividade para igualar a parcial. Ambos confiram seus serviços nos games seguintes. Porém, no quinto, Fonseca precisou de apenas um break point para quebrar Jenson pela primeira vez. Na sequência, ele sacou muito bem e abriu 4/2. Jenson voltou a sacar bem, passou a ser mais eficiente na devolução e dificultou a vida de João, conseguindo dois breaks no oitavo game. Mas ambos foram salvos pelo carioca, que fechou o set em 6/4 e abriu 1 a 0 no placar, após 34 minutos.

Empolgado, João quase quebrou o serviço de Brooksby logo no primeiro game do segundo set. Ele desperdiçou dois breaks. Os tenistas foram confirmando os serviços e deixando o set com cara de tie-break. Porém, o americano foi crescendo em quadra e ficando mais agressivo. Assim, ele conseguiu ter dois break points no décimo game, que também eram set points. João manteve a cabeça no lugar, sacou com convicção e salvou os dois. E depois, com uma deixadinha linda, ele empatou em 5/5. Entretanto, com 6/5, Jenson teve mais três set points. E, no terceiro deles, o gringo fechou a segunda parcial em 7/5, empatando o jogo em 1 x 1.

Antes do terceiro set, Fonseca usou o direito de ir ao vestiário e teve um pouco mais de tempo para descansar e pensar taticamente. A pausa fez bem ao garoto! Logo no primeiro game, ele fez o que não conseguiu no segundo set: quebrou o saque de Brooksby. Embalado, o jovem venceu três games consecutivos, abriu 3 a 0 e ficou perto de ter 4 a 0, mas Jenson reagiu, devolveu uma das duas quebras e confirmou o primeiro serviço dele na parcial, diminuindo a vantagem do carioca para 3 a 2. Leve, João voltou a sacar bem, freou a reação do adversário e venceu mais três games seguidos para fechar o terceiro set em 6/3 e abrir 2 a 1 na partida.

Na parada para o quarto set, o americano Brooskby foi quem decidiu ir ao vestiário. No retorno, ele abriu confirmando o serviço. João respondeu na mesma moeda e quase quebrou o oponente na sequência. Era pancada para tudo que é lado. E, no quinto game, após algumas tentativas frustadas, Fonseca conseguiu a importante quebra. O prodígio teve dificuldade a seguir e cedeu um break point, mas acabou abrindo 4/2 com um ace poderoso. A vantagem quase foi maior, porém, o brasileiro desperdiçou três breaks no sétimo game. Isso animou o americano, que devolveu a quebra logo e deixou tudo igual em 4/4. Era hora de dar o bote, e João sabia muito bem disso. Ele soltou a mão, voltou a quebrar Jenson e sacou para fechar a partida em 6/4, conquistando uma importante vitória e avançando para a terceira rodada de Wimbledon logo na primeira participação dele no Grand Slam inglês.

Veja chaveamento e possíveis rivais de João em Wimbledon

  • Terceira rodada: Nicolas Jarry
  • Oitavas de final: Lehecka ou Norrie
  • Quartas de final: Alcaraz ou Rublev
  • Semifinais: Fritz
  • Final: Sinner, Djokovic ou Draper


Publicar comentário