Educação
JORNADA DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL É APRESENTADA NA REGIÃO DE ITU
Empresários de micro, pequenas e médias companhias conheceram o programa de digitalização que já atendeu mais de 17 mil indústrias no estado de São Paulo.
A Jornada de Transformação Digital foi apresentada, em 22 de março, a empresários de diversos setores da região de Itu, no interior do estado de São Paulo. O evento reuniu cerca de 120 pessoas, que conheceram as iniciativas e os resultados do maior programa de digitalização do estado, que já atendeu mais de 17 mil empresas industriais desde que foi lançado, em 2022.
Gratuita para empresas com faturamento de até R$ 8 milhões por ano, a Jornada de Transformação Digital, programa conjunto de Fiesp, Senai-SP e Sebrae-SP, tem como objetivo aumentar a competitividade e a produtividade de micro, pequenas e médias empresas a partir de oito etapas de consultoria e treinamentos rumo à digitalização.
Durante o encontro, Paulo Henrique Schoueri, diretor titular do Departamento de Desenvolvimento Intersindical (DDI) e vice-presidente da Fiesp, afirmou que, “ao contrário de anos atrás, o concorrente não se encontra mais próximo ao empresário e, sim, em outros países e até continentes”. Para Schoueri, hoje, o empresário que não digitalizar seu negócio ficará para trás. “Na Jornada de Transformação Digital, as empresas economizam entre 10% e 12%. Por isso, não deixem de usar o que o sistema oferece”, completou.
O evento contou com a presença do prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, e representantes de sindicatos paulistas relevantes para a região: Walter Gimenes Félix, presidente do Sindicercon (Sindicato da Indústria da Cerâmica para Construção); Wandyr Pedão Filho, presidente do Siescomet (Sindicato da Indústria de Esquadrias e Construções Metálicas); Felipe Nicolau Khoury, presidente do Simmesp (Sindicato da Indústria da Malharia e Meias); Reynaldo Megna, presidente do Sindibor (Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha e da Reforma de Pneus); e Marco Antônio de Almeida, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Leme, cidade na qual a Jornada de Transformação Digital esteve presente no final de 2023, também prestigiou a apresentação no Senai “Ítalo Bologna”, em Itu.
Os empresários presentes puderam conhecer também casos de sucesso de indústrias que já participaram de algumas etapas da Jornada de Transformação Digital e tiveram resultados significativos. Uma delas é a Panificadora Masp, que registrou um aumento de 51% na produtividade da panificação e a redução de 38% da circulação de pessoas no processo de fabricação. “A Jornada de Transformação Digital é necessária, pois quem tem dificuldade não consegue fazer sozinho. A consultoria veio para agregar valor não só no financeiro, mas na cultura da empresa”, destacou Luiz Carlos Palma, dono do estabelecimento.
Outra companhia que notou a diferença na cultura da empresa foi a Santa Rita Reveste. A indústria de esquadrias realizou a consultoria pela etapa 3, com o objetivo de aprimorar a eficiência energética. Por meio da otimização do uso dos equipamentos, a empresa reduziu em 100% a circulação desnecessária de pessoas, além de melhorar a produtividade – onde o ganho foi de 100% – e a rentabilidade. “Tínhamos alguns gaps, que foram contornados com a consultoria e mantemos esse aprendizado. É importante para a empresa cultivá-lo para seguirmos com os resultados”, ressaltou Juliana Roberti, diretora comercial da Santa Rita Reveste.
Através do contato com o Sebrae-SP, o empresário Glauco Zeferino, da Rodas Lençóis, iniciou a consultoria também pela etapa 3 – de otimização de processos – para melhorar a eficiência energética da empresa de rodas. Após a avaliação dos usos significativos de energia, a Rodas Lençóis passou a economizar 30% na conta de luz e a colaborar com o meio ambiente ao reduzir a pegada anual de carbono em mais de 15 toneladas. “Tivemos resultados muito positivos, até porque já fazíamos o uso de energia solar. Portanto, indico aos empresários a consultoria da Jornada de Transformação Digital”, reforçou Zeferino.
Já a 3A Alumínio ingressou na Jornada para melhorar a produtividade e iniciar o processo de digitalização da empresa. Após participar das etapas 3 (otimização de processos) e 5 (automação), a fabricante de portas e janelas residenciais apresentou um ganho de 23% na produtividade “Consigo acompanhar, por exemplo, quanto tempo o colaborador gastou na linha de produção e qual a sua eficiência. E, isso, em tempo real, o que é muito importante”, pontuou Domingos Moreira, dono da companhia.
Outro caso de sucesso apresentado foi o da Selco, cujo objetivo, além de melhorar a produtividade, era iniciar o processo de digitalização rumo à indústria 4.0. A empresa, que fabrica peças automotivas e para compressores, participou de quatro etapas da consultoria (3 a 6). Como resultado, obteve ganho de 39,4% de produtividade. “Sempre tivemos o Senai-SP como um parceiro que entende a indústria e a Selco, buscando a tecnologia mais atualizada e aplicada ao nosso processo produtivo”, afirmou o empresário André Silva.
Ricardo Terra, diretor regional do Senai-SP, que apresentou o programa aos empresários, destacou que as empresas podem participar da Jornada de Transformação Digital por meio das instituições parceiras, lembrando os requisitos do limite de faturamento para que ela seja gratuita e o CNAE industrial. “A Jornada permite que, com os mesmos recursos, o empresário possa produzir e ganhar mais. É um programa desafiador e, se bem conduzido por todos nós, teremos um desenvolvimento social e sustentável, a partir dessa alavancagem econômica do país”, afirmou.
As indústrias interessadas podem conhecer todas as etapas do programa, resultados e registrar interesse através do site Jornada de Transformação Digital.
Escolas Móveis
Durante o evento, os empresários conheceram também as instalações da Escola Móvel da Jornada de Transformação Digital e da Escola Móvel de Conectividade, que possibilita ao visitante experimentar, na prática, casos de uso e aplicações da tecnologia viabilizados pela conectividade, principalmente o 5G. O espaço também disponibiliza famílias de tecnologias relacionadas à comunicação digital no ambiente industrial, como Wi-Fi 6, teste de latência, capacidade de transmissão e aplicações em educação imersiva, incluindo o Metaverso.