Jornada Nacional de Inovação da Indústria chega a Goiânia para conectar empresas e impulsionar tecnologias sustentáveis
Após percorrer cidades do Centro-Oeste do país, a Jornada Nacional de Inovação da Indústria chega a Goiânia para promover um encontro regional. O evento está previsto para esta quinta-feira (30), na Expoind Goiás – Centro de Convenções de Goiânia, entre 13h30 e 18h.
A iniciativa, desenvolvida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), visa mapear desafios, revelar soluções e impulsionar conexões em torno das transições ecológica e digital.
A analista de desenvolvimento industrial da CNI, Marilene Castro, explica que esse movimento itinerante busca ouvir diferentes atores para, conjuntamente, possibilitar a criação de uma indústria mais moderna, competitiva e sustentável.
“No caso das regiões que já passamos, vemos um ecossistema em crescimento, com forte presença de universidades, centros tecnológicos e empreendedores que estão fazendo soluções muito conectadas às vocações locais, seja em energia, bioeconomia, sustentabilidade, economia circular ou transformação digital. Há um enorme potencial de integração entre a indústria tradicional e as novas tecnologias em se tratando de startups e deep techs”, destaca.
Taxa de juros continua sendo principal obstáculo para a construção civil, aponta CNI
Em meio à programação da etapa regional, será apresentado um panorama da indústria e do ecossistema de inovação, assim como os resultados da Jornada no Centro-Oeste brasileiro. Os participantes também vão acompanhar o endereçamento dos desafios mapeados na região. Além disso, haverá painéis sobre como encaminhar as oportunidades, demandas e temas prioritários para a Inovação.
Entre os convidados a participarem do evento estão lideranças empresariais regionais, investidores, companhias de base tecnológica, gestores de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e de Parques Tecnológicos, assim como representantes do poder público e organizações nacionais ou internacionais.
Depois que a Jornada passar por todas as regiões do país, os organizadores vão apresentar o resultado do trabalho no 11º Congresso de Inovação da Indústria, previsto para março de 2026, em São Paulo.
“A expectativa é que consigamos trabalhar projetos estruturantes a partir dos insumos que saíram da Jornada por estados e regiões e deixar um legado real da Jornada. Além dos aprendizados e conexões, teremos uma plataforma digital que vai reunir soluções, desafios e oportunidades identificadas ao longo do percurso”, projeta Marilene Castro.
O intuito da Jornada é promover a articulação do ecossistema de inovação em torno dos temas inteligência artificial, economia circular, transição energética e deep techs.
Sobre as deep techs
As deep techs são startups baseadas em descobertas científicas com alto potencial de impacto. Atualmente, o Brasil conta com mais de 20 mil startups.
De acordo com dados do Deep Tech Radar Brasil 2025, produzido pela Emerge em parceria com o Sebrae, o Centro-Oeste conta com 37 deep techs. Na região, a quantidade dessas companhias é dividida geograficamente da seguinte forma:
- Distrito Federal: 15
- Goiás: 11
- Mato Grosso: 5
- Mato Grosso do Sul: 6
Confira a programação completa
- 13h30: Credenciamento & Networking – recepção
- 14h: Abertura Institucional e assinatura do Convênio CNI – Sebrae
- 15h: Apresentação: panorama da indústria e do ecossistema de inovação e resultados da Jornada na Região Centro-Oeste – como endereçar os desafios mapeados
- 15h45: Como empresas estão conseguindo superar desafios comuns e gerar inovação na região Centro-Oeste?
- 16h45: Como o ecossistema de fomento pode destravar desafios e alavancar a inovação no Centro-Oeste?
- 17h45: Síntese
- 18h00: Prêmio de Inovação
Fonte: Brasil 61



Publicar comentário