Bahia
Lançada a pedra fundamental da Unidade Integrada do Sistema FIEB em Alagoinhas.
Lançamento da pedra fundamental da Unidade Integrada SESI/SENAI de Alagoinhas Fotos: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB
O Sistema FIEB amplia sua presença no município de Alagoinhas com a implantação de uma unidade integrada SESI/SENAI. A pedra fundamental para construção da nova unidade foi lançada nesta quarta-feira, 20.03, às 10 horas, na Av. Ayrton Senna, Parque da Cidade pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, e o prefeito de Alagoinhas, Joaquim Belarmino Cardoso Neto.
Os investimentos do Sistema FIEB na Unidade Integrada de Alagoinhas somam cerca de R$ 70 milhões e incluem a construção de uma escola de ensino básico e de uma unidade de saúde e segurança no trabalho (SST) do Serviço Social da Indústria (SESI Bahia), além de uma escola profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Bahia). A previsão é de que a unidade esteja pronta em 2026.
Além do SENAI, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia) também atua no município com o programa de intermediação de estágio. A entidade mantém parceria com empresas como a ISM Global e Grupo Petrópolis, além da Secretaria de Educação de Alagoinhas, com o serviço Conectapós – intermediação de estágio de pós-graduação -, e a prefeitura do município, com o programa de estágio. Ao todo, a entidade atua na intermediação de mais de 250 estudantes de graduação e pós-graduação.
Com a unidade integrada, a expectativa de atendimento do SESI na área de educação é de mil estudantes na educação regular – ensino fundamental anos finais e ensino médio – e expectativa 700 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
O SENAI fechou o ano de 2023 em Alagoinhas com mais de 3.500 alunos matriculados em cursos de iniciação profissional, aprendizagem básica e técnica, cursos de qualificação e de aperfeiçoamento profissional, somando, dentre estas, mais de 900 vagas de gratuidade.
A unidade do SENAI conta com 14 laboratórios, três espaços para atividades práticas e 16 salas de aula. A escola profissional tem na sua grade oito cursos técnicos nas áreas de Administração, Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Eletromecânica, Eletrotécnica, Logística, Química, Manutenção e Segurança do Trabalho. A unidade também oferece cursos de aprendizagem industrial nas áreas de petróleo e gás e assistente administrativo.
Em parceria com empresas, a unidade do SENAI de Alagoinhas desenvolve iniciativas como o Programa Colheita de Talentos, com a Bracell, e o Projeto Qualifica Ouro Verde, com a Petrobras.
CONTRAPARTIDA
Para implantação da Unidade Integrada, a Prefeitura de Alagoinhas fez a doação de um terreno no Centro da cidade, aprovada no dia 14 de dezembro de 2023, pela Câmara de Vereadores do município.
Os investimentos do Sistema FIEB incluem a requalificação do Parque da Cidade como contrapartida ao município pela doação do terreno onde a unidade integrada será implantada. São 17.500 metros quadrados onde será construído um campo de futebol com vestiário e a requalificação do parque público municipal, destinado à comunidade.
O prefeito de Alagoinhas Joaquim Belarmino Neto destaca a importância da ampliação da presença do Sistema FIEB no município. “Alagoinhas recebe com muito entusiasmo este investimento do SESI, integrando-se ao SENAI. Isso reforça o movimento de desenvolvimento da cidade que está cada vez mais se industrializando”, destaca.
Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, ao levar investimentos na área de educação para Alagoinhas, o Sistema Indústria contribui para disseminar novas metodologias de ensino voltadas para as demandas do mercado e da sociedade, além de formar mão de obra qualificada para a indústria local.
“Agradecemos o apoio da prefeitura que nos presenteou com um terreno muito bem localizado e próximo de outros serviços da administração municipal e de outras entidades do Sistema S”, destacou Carlos Henrique Passos. Ele lembra que Alagoinhas já conta com os cursos de formação profissional oferecidos pelo SENAI e os serviços de saúde e segurança no trabalho do SESI e agora também vai contar com a Escola SESI que adota novas metodologias em educação.
Para ele, a implantação da nova unidade vai permitir a ampliação destes serviços, que incluem também capacitação na área de SST. “Nosso papel enquanto indústria é desenvolver e disseminar práticas inovadoras e é isso o que SESI e SENAI fazem, contribuindo não só com a indústria, mas com o desenvolvimento da sociedade como um todo”, acrescenta Passos.
ATENDIMENTO EM SST
Nos serviços de Saúde e Segurança na Indústria (SSI), o SESI realizou, em 2023, 6.522 atendimentos prestados a 52 empresas. São serviços como assessoria em medicina do trabalho e promoção da saúde, avaliação ambiental, consultas ocupacionais, consultorias e cursos em normas reguladoras, eventos e ações de promoção da saúde, exames ocupacionais, SESI Viva+, imunização e outros serviços de SST.
A região também conta com o atendimento do Núcleo de Serviços FIEB/SEBRAE-BA por meio do qual foram realizados em 2023 61 atendimentos a 30 para indústrias – micro, pequenas e médias (MPME) indústrias – dos municípios de Alagoinhas, Catu, Inhambupe, Pedrão, Entre Rios e Esplanada.
Empresas também foram mobilizadas para participação nos cursos de licenciamento ambiental, gestão financeira, mentorias para exportação e mobilização de projetos para participar do programa FIEB Indústria Sustentável.
O Núcleo de Serviços também presta orientação em crédito, orientando e identificando a linha de crédito que melhor se encaixa ao perfil e necessidade das empresas, além de fazer a interlocução junto às instituições financeiras parceiras e de acompanhar o processo do início ao fim. No ano passado foram realizadas mais de 30 operações com a liberação de R$ 6 milhões para capital de giro e investimentos para as empresas que recorreram ao serviço.
O presidente da FIEB estava acompanhado do diretor regional do SENAI Bahia, Evandro Mazo, e do diretor superintendente do SESI Bahia, Armando da Costa Neto, dentre outros executivos do Sistema FIEB e autoridades municipais.