Mortes por acidentes elétricos crescem em 2024

COMPARTILHE

O número de mortes por acidentes elétricos subiu em 2024, mesmo com a queda no total de ocorrências. Segundo a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), 257 pessoas morreram no ano, contra 250 em 2023. Já o total de acidentes caiu de 782 para 685, o menor número em oito anos, o que indica avanços em ações de prevenção, segundo o presidente da entidade, Marcos Madureira.

As principais causas dos acidentes incluem obras prediais, ligações clandestinas, furto de cabos, uso de equipamentos agrícolas próximos à rede elétrica, cabos energizados no solo e improvisos em instalações domésticas. O aumento no número de mortes, mesmo com menos ocorrências, está ligado à falta de conhecimento técnico, ausência de equipamentos de proteção e uso inadequado de instalações elétricas.

Diante desse cenário, a Abradee lançou a terceira edição da campanha Agosto Vermelho, parte da 19ª Campanha Nacional de Segurança com a Rede Elétrica. A iniciativa visa ampliar a conscientização sobre os riscos da eletricidade, com foco no setor da construção civil, que lidera em ocorrências. Está previsto um workshop online com dicas de segurança, que será disponibilizado no canal da Abradee no YouTube.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil Por: Metro1

Publicar comentário