ddd

Bahia

O fenómeno Rúben Amorim

Publicado

em

Com o campeonato português a decorrer no registo habitual de três candidatos crónicos ao título de campeão, Sporting, Porto e Benfica, com jogos desnivelados no resultado e exibição entre estes três e os demais, a semana foi dominada pela novela do agora ex-treinador do Sporting Clube de Portugal, Rúben Amorim.

Dando aqui um pouco de contexto, Rúben Amorim foi contratado ao Braga há cinco épocas. Na altura por uma verba de dez milhões de euros, considerada avultada pela curta carreira de treinador, aliás no início nem habilitações de treinador do nível requerido tinha. Chegou a um Sporting completamente em alvoroço desportivo, financeiro e social. Paulatinamente foi arrumando a casa e sai agora com dois títulos de campeão nacional, na frente do campeonato onde conta por vitórias todos os dez jogos disputados e em segundo na Champions League onde em quatro ganhou três e empatou um. É obra. Obra que conseguiu com a ajuda profissional de Hugo Viana que como diretor desportivo e de forma discreta tem conseguido trazer excelentes jogadores para o Sporting, gerindo muito bem a vertente económica e de rendimento desportivo da equipa. Hugo Viana rumará ao Manchester City no final da época fruto precisamente desse bom trabalho feito no clube de Alvalade.

Mas em Manchester há um colosso do futebol mundial, o Man. United, que está algo perdido em termos desportivos. Há aqui um paralelismo com a situação do Sporting há umas épocas e a administração do United achou por bem usar a mesma solução e o mesmo protagonista. Rúben Amorim vai assim para Manchester com o currículo muito valorizado, tanto pelo que fez no campeonato como nas competições europeias. No Sporting conseguiu implementar um estilo de jogo agressivo, atacante baseado no ponta de lança Gyokeres. O sueco é um poço de força, mas aliada a uma técnica apurada. Na despedida do técnico Rúben Amorim de Alvalade o avançado fez um hat-trick ao poderoso Manchester City de Pepe Guardiola. Também Viktor Gyokeres se mostrou ao mundo sob a orientação de Rúben Amorim.

Os adeptos do Sporting andam num estado de graça que culminou esta terça-feira 5 de novembro com a vitória estrondosa por 4-1 frente ao Manchester City. Despediram-se agradecidos de Rúben Amorim e receosos do que aí poderá vir com a substituição do técnico. Já Rúben chega a Manchester com o peso de um curriculum de sucesso. Reergueu um grande clube português, colocou a jogar de forma eficaz e competitiva uma equipa com jogadores bem escolhidos por ele e pela estrutura e tem uma forma muito assertiva de comunicar. Leva com ele toda a sua equipa técnica mostrando que quem quer resultados tem de ter qualidade, tem de ter uma equipa e tem de ter tempo para colocar em prática as suas ideias. Tantas vezes vimos grandes clubes não darem esse tempo para a qualidade dar resultados, com os custos financeiros e desportivos que isso tem.

Boa sorte Rúben Amorim, o campeonato português perde a tua magia, mas é no Manchester United que vais agora espalhar o teu perfume.

Estaremos a torcer por ti, obviamente

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile