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O seu veículo elétrico pode pegar fogo após uma inundação costeira ou um furacão?

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As baterias de veículos elétricos inundados por água salgada podem pegar fogo mesmo depois que a água baixar, mas os especialistas dizem que isso é raro.

Veja os cuidados e a importância de se respeitar os alertas.

Durante a passagem de dois recentes furacões mortais que afetaram o sudeste dos Estados Unidos (o Helene e Milton), as autoridades do estado da Flórida alertaram os residentes para afastarem os seus veículos elétricos de áreas potenciais de inundação, especialmente daquelas inundações costeiras com água do mar, devido a tempestades.

O alerta não é apenas para evitar estragar o carro, mas também para evitar o risco de que eles literalmente peguem fogo após ficarem submersos em água salgada por períodos prolongados.

Por exemplo, na preparação para o furacão Milton, a frase “Mantenha os veículos elétricos e as baterias de íons de lítio longe das águas das inundações e das ondas de tempestade” foi publicada na página do Facebook do condado de Hillsborough.

Carros elétricos podem explodir?

Os veículos elétricos contêm baterias de íons de lítio, que também são encontradas em bicicletas elétricas e skates, cadeiras de rodas, carrinhos de golfe, cortadores de grama elétricos e ferramentas como furadeiras sem fio, etc. Se essas baterias forem submersas em água salgada, algumas poderão pegar fogo depois que o nível da água da enchente baixar.

Estudo de desmontagem de sistemas elétricos danificados por enchentes, na reunião SAE Governo/Indústria em janeiro de 2024, em Washington, DC, EUA.

Segundo as autoridades da Flórida, em setembro deste ano ocorreram mais de 30 incêndios associados a veículos elétricos durante o furacão Helene, e ao menos um destes destruiu uma casa.

Embora seja pouco provável que as baterias de veículos elétricos explodam, o risco é real e casos confirmam.

Por que as baterias pegam fogo nas enchentes?

Se água salgada entrar em uma bateria de íon de lítio, ela poderá causar curto-circuito nas células, conduzindo eletricidade entre os terminais positivo e negativo, gerando calor. Em alguns casos, esse calor pode causar uma reação em cadeia dentro da bateria chamada ‘fuga térmica’.

O calor de uma célula começa a derreter os separadores de plástico nas células vizinhas, causando um curto-circuito adicional e gerando ainda mais calor. O resultado final é um incêndio que pode durar horas e é difícil de extinguir.

Se essas baterias de íons de lítio forem submersas em água salgada, algumas poderão pegar fogo mesmo depois que o nível da água da enchente baixar.

Tendo em conta que, por exemplo, no final de 2023 tinham sido registrados mais de 254 mil veículos elétricos na Flórida, e dado que esta substituição de uma tecnologia por outra nos veículos é uma tendência que irá aumentar em todo o mundo, especialistas na área automotiva e de energia limpa devem tomar conhecimento dos fatos e trabalhar para aumentar a segurança dos carros.

O que dizem as fábricas de carros elétricos?

Os fabricantes de automóveis projetam suas baterias de íon de lítio para serem à prova d’água. Mas se um veículo ficar submerso em água salgada por um longo período, o desgaste ou a corrosão podem permitir que a água salgada penetre na bateria e cause um incêndio.

Os veículos elétricos contêm baterias de íons de lítio.

Os pesquisadores têm dissecado e estudado baterias que pegaram fogo após serem inundadas com água salgada para compreender as causas, permitindo potencialmente aos fabricantes de baterias melhorar a prevenção de futuros incêndios.

As baterias de veículos elétricos armazenam uma grande quantidade de energia. Dezenas de kWh até aproximadamente 200 kWh.

“Este não é um risco de imersão em água doce associado a fortes chuvas ou inundações de rios”, disse Albert Gore, diretor executivo da Zero Emission Transportation Association (ZETA), um grupo comercial. “Mas em locais propensos a inundações de água salgada e a marés de tempestades, é um risco a levar em consideração”, disse ele.

Avanços na segurança dos carros elétricos

Depois que o furacão Ian atingiu o sudoeste da Flórida em 2022, mais de 3.000 veículos elétricos foram afetados pelas enchentes, mas apenas 36 pegaram fogo (o que representa 1,2%), de acordo com um relatório do Laboratório Nacional de Idaho.

Incêndios em carros elétricos que ficaram submersos em água salgada por muito tempo podem iniciar um incêndio horas, dias ou até semanas após a evaporação das águas da enchente.

“Não é uma coisa muito comum”, disse Thomas Barth, chefe da divisão de pesquisas especiais de segurança rodoviária do Conselho Nacional de Segurança do Transporte.

Ainda assim, os veículos elétricos não são a única fonte de risco de incêndio durante um desastre. Carros movidos a gasolina também podem pegar fogo, e isso acontece com frequência. Mas os incêndios em veículos elétricos precisam de ser tratados de forma diferente.

Medidas preventivas para carros elétricos em caso de inundações

As pessoas que estão na trajetória prevista de um furacão, ou em sua região, são alertadas por uma elevação abrupta do nível do mar, seja devido a uma maré de tempestade ou algum outro tipo de efeito meteorológico local, ou mesmo geológico, devido à chegada de um tsunami, ou qualquer situação em que seja solicitada a evacuação da área. Seu veículo elétrico, a gasolina ou a gás deve estar totalmente carregado antes de sair para procurar uma área com melhor abrigo, logicamente.

Mas se o seu veículo não estiver em movimento e houver alerta de alagamento por água salgada ou maré de tempestade no local onde seu carro elétrico está estacionado, a recomendação é que você reduza a carga do seu veículo para 20% ou 30%. Uma carga mais baixa significa que há menos energia que pode causar fuga térmica.

Você deve mover o carro para um local onde seja menos provável que haja inundações, como o andar superior de um estacionamento. Caso não tenha essa opção, estacione-o a pelo menos 15 metros de distância de estruturas inflamáveis, como casas, garagens ou um conjunto de árvores.

“Se o pior acontecer, a única coisa que você perde é um carro”, disse Greg Less, diretor do Laboratório de Baterias da Universidade de Michigan.

Se, apesar de todos os cuidados, não foi possível evitar que o seu veículo elétrico fosse deixado sob água salgada, recomenda-se que não conduza o veículo, mesmo que pareça seguro. Os incêndios podem começar horas, dias ou até semanas após a evaporação das águas das enchentes.

Entre em contato com o fabricante para inspeção. Deixe claro que seu veículo foi submerso e precisa ser avaliado quanto a danos causados por enchentes. Não deve ser colocado em operação, mas sim rebocado em um caminhão-plataforma para posterior inspeção.

Muitos países estão vendo uma rápida expansão dos veículos elétricos. A maioria dos países onde isto ocorre tem metas de transição completas ou quase completas para 2030-2040. As vendas de veículos elétricos novos em 2022 aumentaram para 10% de todos os carros novos vendidos no mundo, e 7,5% dos vendidos nos Estados Unidos, segundo o estudo de desmontagem de sistemas elétricos danificados por enchentes, na reunião da SAE Governo/ Indústria em janeiro de 2024, em Washington, DC, EUA.

“Tivemos 100 anos para aperfeiçoar a segurança dos veículos movidos a gasolina e estamos há pouco mais de uma década na produção em grande volume de veículos elétricos”, disse Alan Taub, diretor do Centro de Veículos Elétricos da Universidade de Michigan. “Os eventos são raros, mas atraem muita atenção”, disse.

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