BH e Região Metropolitana
Parques municipais oferecem atividades de educação ambiental no fim de semana
Reconhecidos como espaços para o lazer, a prática de atividades físicas, o descanso e a contemplação, os parques municipais são fontes inesgotáveis de aprendizado Buscando mostrar ao público um pouco mais sobre a importância dessas áreas, que representam um patrimônio ambiental da cidade, além de como a biodiversidade impacta a qualidade de vida no meio urbano, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) oferece atividades gratuitas em diferentes parques
Reconhecidos como espaços para o lazer, a prática de atividades físicas, o descanso e a contemplação, os parques municipais são fontes inesgotáveis de aprendizado. Buscando mostrar ao público um pouco mais sobre a importância dessas áreas, que representam um patrimônio ambiental da cidade, além de como a biodiversidade impacta a qualidade de vida no meio urbano, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) oferece atividades gratuitas em diferentes parques.
Quem for visitar o Parque das Mangabeiras Maurício Campos, na região Centro-Sul, neste sábado (20), terá a oportunidade de conferir uma exposição que destaca as espécies de plantas e animais nativos dos biomas Cerrado e Mata Atlântica, sendo alguns deles ameaçados de extinção.
Já no domingo (21), no Parque Lagoa do Nado, região da Pampulha, será realizado o “Ambientar” com jogos, exposições de insetos e peixes, oficina e bate-papos com temáticas ambientais. Dentre os assuntos, terá destaque um tema muito presente no cotidiano da cidade, principalmente nos períodos mais secos que já se aproximam: os incêndios florestais. A “Oficina do Fogo” apresenta o trabalho de prevenção e combate a incêndios, realizado pela FPMZB em toda cidade, as principais causas e seus efeitos para o meio ambiente, além de orientações de como agir ao identificar um foco de incêndio e técnicas para apagá-lo com segurança. O Departamento de Meio Ambiente (DMA) da Guarda Civil Municipal de BH também participa com uma exposição de animais taxidermizados e oficina de desenhos para as crianças.
O “Ambientar” é realizado pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), Guarda Civil Municipal (GM), ONG Brigada 1 e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Confira a programação completa ao final da matéria.
Atendimentos a escolas municipais
Durante a semana, a FPMZB também oferece visitas guiadas para o “Programa Escola Integrada”, da rede municipal de ensino de BH. As “Trilhas Guiadas” são realizadas quinzenalmente nos Parques das Mangabeiras, Jacques Cousteau e Lagoa do Nado. Já as visitas livres são disponibilizadas às terças e quartas-feiras nos parques Nossa Senhora da Piedade, Américo Renné Giannetti (Municipal), Ecológico Francisco Lins do Rêgo (Parque Ecológico da Pampulha) e Roberto Burle Marx. Agendamento das visitas e outras informações estão disponíveis por meio do e-mail:
educaparques@pbh.gov.br.
Atividades de Educação Ambiental nos Parques Municipais – dias 20 e 21 de abril
Parque Municipal das Mangabeiras Maurício Campos
(Avenida José do Patrocínio Pontes, 580 – Bairro Mangabeiras)
Exposição: A Biodiversidade dos Parques Municipais de Belo Horizonte
Sábado (20)
Das 9h às 12h e das 13h30 às 16h
Parque Municipal Lagoa do Nado
(Rua Desembargador Lincoln Prates, 240 – Itapoã / Rua Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã)
Ambientar – Dia Mundial da Terra
Domingo (21)
Das 9h às 12h