BH e Região Metropolitana
PBH abre mais três locais para realização de teste de covid-19
A Prefeitura de Belo Horizonte abre, a partir desta segunda-feira (29), mais três locais para a realização de testes rápidos para detecção de covid-19, facilitando o acesso dos usuários ao exame Os testes deverão ser feitos por pessoas sintomáticas e o agendamento é on-line pelo PBH APP
A Prefeitura de Belo Horizonte abre, a partir desta segunda-feira (29), mais três locais para a realização de testes rápidos para detecção de covid-19, facilitando o acesso dos usuários ao exame. Os testes deverão ser feitos por pessoas sintomáticas e o agendamento é
on-line
pelo PBH APP. Com a abertura das três novas unidades, o município conta agora com quatro locais que fazem o teste rápido para a doença. Confira os endereços:
Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Barreiro
Rua Pinheiro Chagas, 125 – Barreiro
Unidade de Referência Secundária (URS) Padre Eustáquio
Rua Padre Eustáquio, 1.951 – Padre Eustáquio
Centro de Saúde Aarão Reis
Av. Waldomiro Lobo, 177 – Guarani
Ambulatório da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) – Campus II
Av. dos Andradas, 1.145 – Santa Efigênia
Já nos centros de saúde o teste rápido de covid-19 será ofertado, exclusivamente, para as pessoas que fazem parte do grupo prioritário, que são: idosos a partir de 65 anos, gestantes e puérperas, imunocomprometidos, indígenas e pessoas em situação de rua. Já nas UPAs o exame será disponibilizado para aqueles pacientes que apresentarem sintomas respiratórios com indicação de internação, pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e também para o público prioritário citado anteriormente.
Além disso, os centros de saúde e as UPAs do município ofertam também o diagnóstico por PCR para covid-19, influenza e vírus sincicial respiratório para usuários com comorbidades para o público de 0 a 12 anos. Esse exame é oferecido também para os pacientes com SRAG nas UPAs.
Com isso, a Prefeitura garante a realização de testes rápidos de covid-19 para a população por meio de agendamento facilitado, além de investir nas coletas de PCR, em que é possível detectar de maneira ampliada diferentes vírus respiratórios que circulam no período sazonal.
Agendamento
Para marcar um horário é necessário realizar o cadastro no
sistema
, o que possibilitará o acesso à plataforma. Na sequência, basta digitar o CPF, data de nascimento e clicar em “entrar”. Após esse processo será possível fazer o agendamento com a escolha de uma data, horário e local para realização do exame. As opções serão de acordo com a disponibilidade de vagas.
Após a marcação, o usuário receberá a confirmação por e-mail com o nome da unidade escolhida para a realização do teste. É necessário ficar atento aos endereços. O resultado é repassado cerca de 20 minutos após a coleta, pessoalmente, com as devidas orientações.