BH e Região Metropolitana
PBH inicia obra de urbanização para beneficiar comunidade do aglomerado da Serra
A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou mais uma importante obra de urbanização destinada aos moradores de vilas e favelas da capital Dessa vez, a comunidade beneficiada é a da vila Nossa Senhora de Fátima, o Aglomerado da Serra, na região Centro-Sul
A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou mais uma importante obra de urbanização destinada aos moradores de vilas e favelas da capital. Dessa vez, a comunidade beneficiada é a da vila Nossa Senhora de Fátima, o Aglomerado da Serra, na região Centro-Sul. O empreendimento foi conquistado por meio do Orçamento Participativo – OP 2011/2012, que prevê a ampliação da Rua Serenata, no trecho compreendido entre as ruas Sacramento, São Sebastião e Bandoneon. Serão investidos cerca de R$ 1 milhão, provenientes de recursos do próprio município.
O engenheiro da Urbel que acompanha o empreendimento, Hélio Pessoa, disse que a obra é bastante aguardada pela comunidade e será executada em uma das principais vias da região, apelidada pelos moradores de Savassinha. “O local possui diversos comércios, é estrategicamente localizado e conta com grande circulação de pessoas. Então vamos alargar a rua Serenata, promovendo também melhorias no sistema de drenagem e de iluminação pública. O resultado será o aprimoramento do sistema viário para veículos e pedestres, além de mais segurança e conforto para as famílias, comerciantes e frequentadores”, concluiu.
Para viabilizar as intervenções estão previstas 32 remoções, sendo 18 delas já concluídas e os respectivos imóveis demolidos. E as negociações referentes às demais já estão em andamento. As famílias com imóveis residenciais serão atendidas pelo Programa de Remoção e Reassentamento e aos donos dos estabelecimentos comerciais serão ofertados atendimentos previstos no Programa de Realocação de Atividades Comerciais (PRAC).
Glauber Araújo, morador da região há quase 50 anos, possui uma drogaria próxima ao local onde a obra será realizada. Ele conta que a comunidade está bastante satisfeita com o início das intervenções. “Não estou dizendo só por mim, mas por toda a população daqui. Hoje a rua é muito estreita e a ampliação dessa via vai trazer mais segurança, com as pessoas podendo trafegar com tranquilidade. Além de valorizar o comércio local, todo mundo sairá beneficiado. Vai ser maravilhoso para nós”, comemorou.