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BH e Região Metropolitana

PBH já recapeou mais de 100 quilômetros de vias este ano

A Prefeitura de Belo Horizonte está priorizando os serviços de recapeamento de ruas e avenidas da capital, num conjunto de ações simultâneas que estão restaurando pavimentos tanto de corredores regionais quanto de vias do hipercentro Até maio já foram recapeados 236 trechos de vias, perfazendo um total de 104,38 km, num investimento que ao final do ano será próximo de R$ 260 milhões

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A Prefeitura de Belo Horizonte está priorizando os serviços de recapeamento de ruas e avenidas da capital, num conjunto de ações simultâneas que estão restaurando pavimentos tanto de corredores regionais quanto de vias do hipercentro. Até maio já foram recapeados 236 trechos de vias, perfazendo um total de 104,38 km, num investimento que ao final do ano será próximo de R$ 260 milhões. “O envelhecimento da malha viária, o aumento da frota de veículos, o compromisso em garantir aos usuários um trânsito mais seguro e confortável, a economia nas operações tapa-buracos, são fatores que justificam um investimento maior na manutenção de pavimentos para este ano.”, explica Leonardo Gomes, subsecretário de Zeladoria Urbana (Suzurb) da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi).

Atenta às questões ambientais, desde 2018 a PBH busca, conforme a intervenção a ser executada, fazer o reaproveitamento das camadas estruturantes do pavimento já existente – compostas por materiais britados, cangas ferruginosas, reciclados de construção civil etc. – e reutilizar esses materiais com adição de outros insumos – espuma de asfalto, cimento e agregados – numa tentativa sustentável de reciclar pavimentos asfálticos. “O pavimento é uma estrutura de engenharia disposta em camadas (base, sub-base e asfalto) que possui um ciclo de vida útil bem definido, requerendo ações recorrentes de manutenção e reabilitação. Ainda que seja uma iniciativa ambientalmente promissora, o reaproveitamento de materiais no recapeamento de vias vem se mostrando viável em termos de resistência e durabilidade da via asfaltada.”, esclarece o subsecretário da Suzurb, Leonardo Gomes.

A reciclagem de pavimentos é considerada sustentável, técnica e economicamente, pois permite o reaproveitamento dos materiais constituintes do pavimento, evitando a extração e utilização de novos materiais, com consequente redução da geração de resíduos. Além de ter um custo inferior aos materiais novos, a reciclagem de materiais reduz o tempo das obras, uma vez que seu processamento é feito in loco. “De acordo com nossa Gerência de Manutenção de Vias, nesses últimos seis anos, gradativamente fomos aperfeiçoando essa técnica, com economia substancial em relação à metodologia tradicional de reabilitação de pavimentos, feita pelo método de reconstrução.”, conclui Leonardo.

Nessa prestação de serviço que busca aperfeiçoar técnica sustentável com qualidade do produto entregue à população, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) também executa importantes obras de recapeamento, somando esforços para tornar a mobilidade urbana da capital mais segura e confortável para os 2,6 milhões de veículos que, de acordo com a BHTrans, compõem a frota que circula pelas vias de Belo Horizonte. Confira algumas vias e trechos de vias já recapeados, e outros em andamento:

Hipercentro: Avenida Afonso Pena em toda a extensão de 4,3Km; trechos das avenidas Amazonas, Álvares Cabral, Bias Fortes, Bernardo Monteiro;

Centro-Sul: Avenida Álvares Cabral; trechos das ruas Ceará, Piauí e dos Inconfidentes, no Funcionários; trecho da Rua Dr. Sete Câmara, no Luxemburgo; trechos da Rua Estêvão Pinto, ruas Alumínio e Luz, na Serra; Rua Inspetor José Aparecido, no São Bento;


Pampulha: as avenidas Presidente Tancredo Neves, Heráclito Mourão de Miranda e Altamiro Avelino Soares no Castelo, 3,1 kms das avenidas Rei Pelé, Cel Oscar Paschoal, Presidente Carlos Luz e Alfredo Camarate no entorno do Mineirão; Avenida Fleming no Ouro Preto; Avenida Guarapari no Santa Amélia e Avenida Sebastião de Brito, no Dona Clara;

Nordeste: Avenida Bernardo Vasconcelos, no Cachoeirinha; Rua Queluzita, no Fernão Dias; Rua Professor Pimenta da Veiga, no Cidade Nova; trecho da Rua Itabira, no Colégio Batista; Rua Dom Silvério Gomes Pimenta, no Belmonte.

Leste: Avenida Silviano Brandão, no Sagrada Família;  Avenida Country Club, no Taquaril; trechos da Rua Padre Guilherme, no Nova Vista; Rua Rita Marcelina, no Boa Vista; trecho da Rua São José de Arimateia, no São Geraldo; Rua Potumaio, no Casa Branca/São Geraldo; trecho da marginal da Avenida dos Andradas, no Horto Florestal.

Noroeste: Avenida Pres. Antônio Carlos: Pista MOVE Lagoinha; Av. Américo Vespúcio; trechos da Rua Delio Vieira Salomon, no Novo Glória; trechos da Rua Antônio Carlos Coutinho, no Pindorama; viadutos do complexo da Lagoinha; trechos da Rua Serra Negra, no Caiçaras / São Cristóvão.

Venda Nova: Avenida Vilarinho; trecho da Rua Jovina Gomes de Souza, no Letícia; trechos das ruas Ana Josefina e João Calvino, em Venda Nova; trecho da Avenida Liege e da Rua Cosme Torres Pimenta, no Jardim Comerciários; trechos das ruas Jovino Rodrigues, Izalina Faustina e Miguel Gomes, no Mantiqueira.

Barreiro: trechos das avenidas Olinto Meireles e Afonso Vaz de Melo, no Bairro das Indústrias; trechos da Rua Ponta Grossa, no Milionários; trechos da Rua Dona Judiyh de Moraes, no Lindeia.

Norte: trechos das ruas Itaverava, Mandalay e Macaúbas, no Guarani; trecho da Rua José de Lima, no Floramar; toda extensão da Rua Guilherme Soares, no Aarão Reis; trecho da Rua Jorge Francisco do Santos, no Primeiro de Maio.

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