BH e Região Metropolitana
PBH oferta atividades culturais durante o Mês de Conscientização do Autismo
Com o intuito de ampliar as informações e combater a discriminação contra pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a Prefeitura de Belo Horizonte preparou uma programação cultural especial para o Mês de Conscientização do Autismo, celebrado a partir do Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de abril) Todas as atividades ofertadas promovem a inclusão e a sensibilização para o tema, contribuindo para uma sociedade mais consciente, acolhedora e inclusiva, e celebrando a neurodiversidade
Com o intuito de ampliar as informações e combater a discriminação contra pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a Prefeitura de Belo Horizonte preparou uma programação cultural especial para o Mês de Conscientização do Autismo, celebrado a partir do Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de abril). Todas as atividades ofertadas promovem a inclusão e a sensibilização para o tema, contribuindo para uma sociedade mais consciente, acolhedora e inclusiva, e celebrando a neurodiversidade.
As atividades são gratuitas e acontecem em equipamentos geridos pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura, como Centros Culturais, Museus e Cinema. Na programação estão oficinas, sessão de cinema, exposições, rodas de conversa, além de shows e lançamentos de livros.
Esta iniciativa é resultante das políticas públicas da Prefeitura de Belo Horizonte que têm como diretrizes básicas a universalização do acesso à arte e cultura e à diversidade cultural, à formação e à descentralização das ações, implementadas por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. A programação completa referente ao Mês de Conscientização do Autismo pode ser consultada no
Portal Belo Horizonte.
Centros Culturais e Bibliotecas
Os Centros Culturais e Bibliotecas Municipais se unem para oferecer atividades variadas, que visam informar e sensibilizar o público sobre o TEA. No
Centro Cultural Padre Eustáquio
, a Mostra de Processo e MasterClass sobre o filme “A Praia de Samuca”, dirigido por Louraidan e Saulo Salomão, que conta a história de um jovem autista, será realizada nesta quinta-feira (4), às 19h, com acessibilidade físico-motora e tradução em libras.
No
Centro Cultural Pampulha
, no dia 18 de abril, das 15h às 16h30, acontecerá uma roda de conversa sobre o autismo, conduzida pela terapeuta de saberes Doriana Ozolio, seguida da produção de fanzines com o tema.
O
Centro Cultural Salgado Filho
receberá o lançamento do livro infantil “Super-Ação – O Poder dos Sentidos”, do autor mirim Lucca Bragança, no sábado (13), às 11h, destacando a importância da inclusão e celebrando a diversidade.
Cinema
O
Cine Santa Tereza
exibe, no dia 27 de abril, às 16h30, a já tradicional Sessão Azul, com atenção especial às pessoas com TEA. Na Sessão Azul, que acontece mensalmente, o ambiente é adaptado com meia-luz, som mais baixo e livre acesso à sala de cinema. Neste mês, o filme exibido será “Eu e meu Guarda-Chuva” (2010), de Toni Vanzolini, cuja narrativa promete encantar crianças e adultos. Os ingressos para a sessão podem ser retirados antecipadamente pelo
site
. Uma quota de 50% dos ingressos é reservada para retirada no próprio cinema, 30 minutos antes das sessões.
Museus Municipais
Os Museus Públicos Municipais também terão uma vibrante programação dedicada ao Mês da Conscientização do Autismo. O
Museu Casa Kubitschek
(MCK), em parceria com o
Museu de Arte da Pampulha
(MAP), recebe no dia 13 de abril, sábado, às 10h, o Instituto de Habilidades de Crianças Autistas (IHCA) para uma edição do Ateliê Pampulha com atividades lúdicas e sensoriais nos jardins do MCK visando a celebração do Mês de Conscientização do Autismo.
Já no
Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte
(MIS BH), acontece o lançamento do novo módulo da exposição “Cinema: Coleções e outras Sensações”, no dia 25 de abril, quinta-feira, às 15h, com a exposição da obra do artista autista Thor Kopperud, apresentando suas esculturas em biscuit inspiradas em clássicos da animação. Essa ação conta com o importante apoio da Galeria Aut, uma galeria de arte on-line que promove o trabalho e uma série de ações envolvendo artistas autistas.
Na
Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design
, durante todo o mês de abril, será realizada uma Exposição Digital Coletiva, aberta ao público de quarta a domingo, das 10h às 18h. Esta exposição apresentará trabalhos de artistas autistas brasileiros e de Portugal, em parceria com a Galeria Aut, proporcionando uma plataforma para expressão artística e conscientização.
No dia 11 de abril, quinta-feira, às 14h30, haverá uma conversa com Selma Sueli Silva e Sophia Mendonça, mãe e filha, mulheres autistas, abordando o tema do livro “Tabus sobre a maternidade atípica e identidade de gênero”, promovendo reflexões sobre questões relacionadas à diversidade e inclusão. Já no dia 28 de abril, domingo, às 10h, ocorrerá o “Música no Baile”, com o show “Ed Blue Angel e convidados”, uma apresentação musical com músicos e cantores autistas em parceria com a Galeria Aut.
Programação completa | mês da conscientização do autismo
Cinema
Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza – Praça Duque de Caxias)
Sessão Azul | Eu e meu Guarda-Chuva | (Toni Vanzolini | Brasil | 2010 | Aventura | 85 min )
Data:
sábado (27), 16h30
Classificação:
livre
Na última noite de férias, três amigos – Eugênio, sempre munido do guarda-chuva herdado do avô, Frida e Cebola – embarcam em uma aventura mágica ao visitar sua nova escola. Um barão, que deveria permanecer em um antigo quadro da parede, ganha vida e comprova sua fama de “terror dos alunos”. Sessão para todos os públicos, com atenção especial às pessoas com transtorno do espectro do autismo. Na Sessão Azul, o ambiente é adaptado com meia-luz, som mais baixo e livre acesso à sala de cinema.
Museus e Centro de Referência Casa do Baile
Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design (Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha)
Exposição Digital Coletiva | Abril 2024
Período
: Durante todo o mês, de quarta a domingo, de 10h às 18h
Exposição digital de trabalhos de artistas autistas brasileiros e de Portugal, com curadoria e parceria da Galeria Aut.
Bate papo com Sophia Mendonça e Selma Sueli Silva
Data:
quinta-feira (11), 14h30
Bate papo com Sophia Mendonça e Selma Sueli Silva sobre o livro “Tabus sobre a maternidade atípica e identidade de gênero”.
Música no Baile | Mês de Conscientização do Autismo
Data:
domingo (28), 10h
A Casa do Baile, em parceria com a Galeria Aut, irá realizar mais uma edição do “Música no Baile”, com o show “Ed Blue Angel e convidados”, uma apresentação musical de artistas autistas. A ação é um “baile – ativação” da exposição “Lugar Imaginado, Lugar Vivido: 80 anos da Casa do Baile”, com curadoria de Guilherme Wisnik e Marina Frúgoli.
Museu Casa Kubitschek (Av. Otacílio Negrão de Lima, 4188 – Bandeirantes)
Ateliê Pampulha MAP e MCK | Edição: Mês de Conscientização do Autismo com o IHCA
Data:
sábado (13), 10h
Os educativos do Museu de Arte da Pampulha e do Museu Casa Kubitschek recebem o Instituto de Habilidades de Crianças Autistas (IHCA), equipe voluntária multiprofissional de pedagogos, psicólogos e terapeutas, que propõe diversas atividades lúdicas e sensoriais, entre elas massinha de modelar e pinturas. O Ateliê Pampulha edição de celebração do mês de conscientização do Autismo irá ocorrer nos jardins do MCK para uma manhã de brincadeiras e piquenique.
Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (Av. Álvares Cabral, 560 – Lourdes)
Lançamento do novo módulo da exposição “Cinema: Coleções e outras Sensações”
Data: quinta-feira (25), 15h
O Museu da Imagem e do Som lançará mais um módulo em sua exposição Cinema: Coleções e outras Sensações. Tal módulo irá apresentar a obra do artista Thor Kopperud. Thor é autista, tem 17 anos, nasceu na Noruega e mora no Rio de Janeiro. Desde pequeno, Thor já se interessava pela arte, tanto pela música como pelas esculturas. Cresceu cantando, dançando e brincando com massinha. Atualmente faz esculturas em biscuit sobre diversos temas, sobretudo sobre os clássicos da animação, uma de suas grandes paixões. Para a exposição, Thor Kopperud separou personagens, feitos com muita habilidade e sensibilidade, de 4 produções cinematográficas no âmbito da animação: Procurando Nemo, A Era do Gelo, Monstros S.A. e Cars. Atualmente, Thor vem se arriscando na produção de suas próprias animações realizadas a partir de suas esculturas. Essas animações do artista também estarão presentes na exposição do MIS BH. Essa ação conta com o importante apoio da Galeria Aut.
Centros culturais e bibliotecas municipais
Centro Cultural Salgado Filho (R. Nova Ponte, 22, Salgado Filho)
Especial Livro Infantil: Lançamento do Livro Super-Ação – O Poder dos Sentidos
Data:
sábado (13), às 11h
Em Super-Ação – O Poder dos Sentidos, do autor mirim Lucca Bragança, a aprendizagem sobre o autismo ganha vida no personagem Kevin, destacando a importância de descobrir o que torna cada criança única, promovendo a inclusão e celebrando a diversidade de maneira leve e colorida.
Público
: livre
Centro Cultural Pampulha (R. Expedicionário Paulo de Souza, 185, Urca)
Roda de Conversa | Desmistificando o Autismo
Data:
quinta-feira (18), das 15h às 16h30
Momento de interação, no intuito de troca de saberes e afeto, construindo um espaço de aconchego entre os participantes. Na ocasião a conversa terá o Autismo como tema e será conduzida pela terapeuta de saberes Doriana Ozolio, ao final os participantes serão convidados a produzir fanzines com o tema.
Público:
livre
Centro Cultural Padre Eustáquio (Rua Jacutinga, 550 – Padre Eustáquio)
A praia de Samuca – Mostra de processo e masterclass sobre o filme
Data:
quinta-feira (4), 19h
Para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, nesta quinta-feira (4), será realizada a Mostra de Processo e MasterClass sobre o nosso filme de ficção A Praia de Samuca, que conta a história de um jovem autista que sonha conhecer a praia. Nesse encontro, os diretores vão dividir sobre como foi o processo de criação das personagens, passando pelo roteiro, pela filmagem, até chegar à fase atual: a montagem do filme. O evento vai contar também com a presença da montadora. Os espaços onde ocorrerão a Mostra de Processo possuem acessibilidade físico-motora. Também serão exibidos materiais em vídeos com tradução em libras.
Serviço
Programação Especial Cultura | Mês da Conscientização do Autismo
Locais:
Centros Culturais e Bibliotecas municipais; Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, Museu Casa Kubitschek, Museu da Imagem e do Som e Cine Santa Tereza
Programação completa: Portal Belo Horizonte