BH e Região Metropolitana
PBH participa da 22ª Semana Nacional de Museus com atividades culturais
A Semana Nacional de Museus, temporada cultural coordenada pelo Ibram que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), chega à 22ª edição no mês de maio Neste ano, ela se apresenta como um convite aberto a museus, instituições de memória, espaços e centros culturais de todo o Brasil a refletir o tema “Museus, Educação e Pesquisa”
A Semana Nacional de Museus, temporada cultural coordenada pelo Ibram que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), chega à 22ª edição no mês de maio. Neste ano, ela se apresenta como um convite aberto a museus, instituições de memória, espaços e centros culturais de todo o Brasil a refletir o tema “Museus, Educação e Pesquisa”. A Prefeitura de Belo Horizonte preparou uma programação especialmente pensada para estimular o diálogo e o engajamento com a arte, a história e a cultura, abrangendo uma ampla gama de atividades, desde exposições e oficinas até visitas mediadas e eventos temáticos. Todas as atrações podem ser conferidas no
Portal Belo Horizonte
.
As atividades acontecem do dia 11 até o dia 29 de maio de 2024, na Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), no Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH), no Museu da Moda (MUMO), no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado – CRCP, e no Museu de Arte da Pampulha (MAP) por meio de ações itinerantes.
Eliane Parreiras, secretária municipal de Cultura e presidente interina da Fundação Municipal de Cultura, celebra a realização de mais uma edição da Semana Nacional de Museus. “A participação dos museus municipais nesta importante e tradicional iniciativa nacional demonstra o comprometimento da Prefeitura de Belo Horizonte com uma política cultural democrática e diversificada para o setor, que se fundamenta na preservação dos museus como espaços vivos e como guardiões da memória da cidade e do país”.
A Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design apresenta a mostra “Como Nasce um Material Educativo?”, uma exposição educativa no Espaço Cobogó, revelando o processo de elaboração da maquete tátil da Casa do Baile, dispositivo de acessibilidade do espaço. A mostra estará aberta ao público de quarta a domingo, das 10h às 18h, durante todo o mês de maio. Além disso, uma oficina sobre descrição de imagens para pessoas com deficiência visual como recurso educativo está programada para o dia 24 de maio, às 14h30, e no dia 29 de maio, às 14h, uma visita mediada intitulada “Arquitetura dos Sentidos – visita vendada” proporcionará uma experiência sensorial única, explorando a história, arquitetura e paisagismo da Casa do Baile sob outras perspectivas.
Na quarta-feira (15), integrando a programação da Semana Nacional de Museus, o Educativo do Museu de Arte da Pampulha convida o território cultural e criativo do bairro São Geraldo a participar do “MAP em Movimento” em edição especial por meio da atividade experimental “Museu Cortejo”. Rumo ao Centro Cultural São Geraldo, o cortejo terá como partida a Praça do Santuário São Geraldo até o Centro Cultural. Ao fim do percurso, já no Centro Cultural São Geraldo, a equipe de educação do Museu irá realizar intervenções artísticas com o uso da técnica de lambe-lambe. Já no dia 25 de maio, às 9h, acontece o “Percursos Pampulha – Edição Especial”, um trajeto de caminhada partindo da Praça da Liberdade com destino ao Museu Histórico Abílio Barreto. O educativo pretende explorar a história da cidade de Belo Horizonte tecendo ligações com a origem e desenvolvimento da região da Pampulha.
O Museu Histórico Abílio Barreto lançará no dia 11/05 a 4ª edição da Revista CulturaS, refletindo sobre a pluralidade e inclusão na contemporaneidade. No dia 11/05 (sábado), acontece a apresentação artística “O Número Sanfônico”, da La Luna Cia de Teatro, às 10h. No mesmo dia, às 11h, uma roda de conversa irá tratar das relações entre acessibilidade e a cena artístico-cultural. Além disso, uma noite festiva com truques de mágica está programada para o dia 13 de maio, às 19h30, no auditório do museu, com entrada gratuita para adultos e crianças.
Nos dias 14 e 16 deste mês, das 14h às 17h, o MHAB realiza a “Oficina Aspectos da Preservação de Arquivos Fotográficos”, destinada a profissionais e estudantes da área. Durante a oficina, serão fornecidas informações gerais sobre documentos fotográficos, e os participantes serão introduzidos no âmbito da conservação e preservação de acervos. No dia 19 de maio, das 10h às 17h, a área externa do museu será palco da Feira Mercado Charme Chique, com artesanato mineiro, gastronomia local e muita história. Para os amantes do estilo vintage, no mesmo dia, às 9h, acontecerá o evento com o Grupo de Ciclistas Retrô Tweed Ride BH, um passeio charmoso pelas ruas de Belo Horizonte, com concentração e encerramento no próprio museu.
No Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado – CRCP, dos dias 14 e 16 de maio, às 14h, uma visita mediada à exposição “Pakaçara- BH é Terra Indígena” será oferecida, com agendamento necessário por e-mail. A programação no CRCP também conta com a oficina “Vivência de Grafismo Indígena”, uma iniciativa que busca aproximar as crianças e jovens da riqueza cultural dos povos indígenas do Brasil. Nos dias 17 e 24 de maio, das 14h às 16h, os participantes terão a oportunidade de explorar o desenho em diferentes suportes, valorizando os saberes originários.
A programação do Museu da Moda também apresenta diversas atrações. No dia 13 de maio, ocorrerá o seminário gratuito “Conhecer para Valorizar: a Conservação Têxtil”, conduzido pela Prof. Dra. Soraya Coppola, da UFMG. No dia 16 de maio, às 19h, um concerto do coro Madrigal Renascentista será realizado, com senhas gratuitas distribuídas 30 minutos antes da apresentação para o público geral.
No dia 17 de maio, às 19h, acontecerá a contação de histórias “Marcas do Tempo”, espetáculo de Maria Célia Nunes Borges de Lima, com ingressos gratuitos pelo Sympla para o público acima de 14 anos. No dia 18 de maio, às 9h, será realizada a oficina “Quarto de costura: iniciação ao bordado e às colagens têxteis”, com inscrições gratuitas e abertas ao público geral. Além disso, a exposição “Clara Nunes – Eu Sou a Tal Mineira” permanece aberta para visitação com entrada gratuita para o público geral.
A partir do dia 16 de maio, às 15h, a exposição “TV Itacolomi: A Pioneira de Minas”, realizada pelo MIS BH – Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte, estará em itinerância na Rodoviária de Belo Horizonte, oferecendo uma experiência única aos transeuntes, viajantes e turistas.
Semana Nacional de Museus
A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro, com o objetivo de mobilizar os museus de todo o país em torno de uma agenda. A escolha do tema, definida anualmente pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, tem como objetivo destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade e apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.
Serviço
22ª Semana dos Museus
Locais: Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, Museu da Moda, Museu Histórico Abília Barreto, Museu da Imagem e do Som, Museu de Arte da Pampulha, Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado.
Programação completa
:
Portal Belo Horizonte