ddd

BH e Região Metropolitana

PBH promove evento para o ecossistema de inovação em parceria com o BH Tec

Na manhã de segunda-feira (24), o Parque Tecnológico de Belo Horizonte – BH Tec foi palco para o evento “Inovar, Investir e Empreender em Belo Horizonte: conheça as iniciativas da Prefeitura e do BH Tec” O evento organizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Parque reuniu representantes da administração pública municipal, empreendedores e membros da academia

Publicado

em

Na manhã de segunda-feira (24), o Parque Tecnológico de Belo Horizonte – BH Tec foi palco para o evento “Inovar, Investir e Empreender em Belo Horizonte: conheça as iniciativas da Prefeitura e do BH Tec”. O evento organizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Parque reuniu representantes da administração pública municipal, empreendedores e membros da academia.

O responsável por abrir o encontro foi Marco Crocco, CEO do BH Tec, que destacou a importância do Parque enquanto instrumento que reúne a tríplice hélice (academia, indústria e governo) e que busca ser um ambiente onde se possa produzir e trabalhar para ampliar o potencial competitivo e a inovação em nossa região.

Para representar a Prefeitura de Belo Horizonte e conduzir uma apresentação sobre empreender na cidade, estavam presentes a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Chyara Sales Pereira, e o Diretor-Presidente da Prodabel, Jean Mattos Duarte. “Muito tem sido falado a respeito de cidade inteligente, para nós, na PBH, cidade inteligente é aquela que consegue pensar todas as dimensões de maneira eficiente e conectadas entre si, além de conseguir trabalhar de maneira a reduzir as desigualdades territoriais. A fluidez do ecossistema faz parte dessas dimensões e permite também pensar nas outras temáticas que perpassam o assunto de modo perspicaz”, enfatizou Chyara.

Durante as apresentações da PBH foram exibidos dados sobre o cenário atual de Belo Horizonte dentro do ecossistema empreendedor, posicionada como uma das melhores cidades brasileiras para abrir uma empresa hoje, possuindo também um dos melhores ecossistemas para startups do país. Além disso, foram apresentadas algumas das ferramentas e iniciativas da prefeitura, ilustrando o que tem sido feito para fomentar ainda mais esse ambiente e o interesse e abertura da administração em viabilizar cada vez mais parcerias e iniciativas, como a relação mantida com o BH Tec.

Ações como o GO BH, o BH Lab, o Programa de Incentivo à Instalação e Ampliação de Empresa – PROEMP ou ainda o próprio Edital PBH Inova, enquanto ciclo de inovação aberta, o Portal do Empreendedor e a institucionalização da Política de Inovação efetivadas pela PBH foram destacadas durante as apresentações. Todas essas iniciativas fazem parte do Programa de Melhoria de Negócios e do pacote de medidas de Transformação Digital da prefeitura, que visam reduzir os custos para empreender na cidade e simplificar a burocracia, a partir da digitalização dos processos, viabilizando a abertura e manutenção de empresas. Esse cenário e trabalho constante resultam em um ambiente favorável para investimento, empreendedorismo e inovação.

Durante sua fala, o Diretor-Presidente da Prodabel ressaltou a importância do processo de modernização de sistemas enquanto parte da Transformação Digital da PBH, visando unificar a prefeitura, desburocratizando e simplificando os processos para quem empreende na capital, pensando sempre em entender o mercado e integrar a administração e a indústria, para que sejam próximas e estejam em constante diálogo. Além disso, Jean chamou especial atenção para a cultura de dados fomentada pela prefeitura. “Hoje nós temos 456 conjuntos de dados abertos, além das várias camadas do BH Map, disponíveis em uma única plataforma com todo tipo de informação. Disponibilizamos essas informações porque acreditamos que para a fluidez do ecossistema também é importante conhecer e mostrar o território, esses dados organizados e estruturados podem auxiliar e orientar os empreendedores que buscam oportunidades de negócios em Belo Horizonte”, comentou Jean.

Além dos cases da Prefeitura, a manhã ainda contou com um momento para que os participantes pudessem conhecer algumas das empresas alocadas no BH Tec, entre elas estavam a Fab NS, que trabalha com nanotecnologia, a Nano Nib, que fornece soluções a partir do nióbio, e a Biosfera, empresa de soluções sustentáveis.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile