ddd

BH e Região Metropolitana

PBH reforça modernização da gestão a partir de inteligência de dados

No mês de junho a Prefeitura de Belo Horizonte deu mais um passo importante no processo de modernização da gestão, durante o Seminário de Transformação Digital na terça-feira passada (11) o prefeito Fuad Noman assinou o Decreto Nº 18728

Publicado

em

No mês de junho a Prefeitura de Belo Horizonte deu mais um passo importante no processo de modernização da gestão, durante o Seminário de Transformação Digital na terça-feira passada (11) o prefeito Fuad Noman assinou o Decreto Nº 18.728 . O texto visa institucionalizar a Política de Inteligência de Dados no âmbito do Poder Executivo.

A partir da publicação do Decreto, as informações e dados coletados e disponibilizados passam a ser ainda mais organizados e estruturados, possibilitando tomadas de decisão mais assertivas e coesas. Com o melhor gerenciamento, integração e análise dos dados, todo o trabalho da gestão pública é otimizado, além disso, a medida ainda permite que ferramentas, como a inteligência artificial, possam ser incorporadas no dia a dia dos servidores.

“Trabalhos e iniciativas nesse sentido não são benéficos somente na medida em que proporcionam maior organização e estruturação dos dados, visando proporcionar otimização na prestação de serviços, mas também garantem uma gestão mais transparente, segura e efetiva em suas ações”, comenta Jean Mattos, diretor-presidente da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte – Prodabel.

Belo Horizonte já é referendada por sua transparência e sua alta capacidade de disponibilização de dados, tanto para uso do cidadão, quanto do empreendedor ou da academia. Além dos portais de Dados Abertos e de Transparência , a PBH também promove comitês e grupos de trabalho acerca da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD. O texto também vem para aprimorar a qualidade dos dados já disponíveis, bem como viabilizar a divulgação de novas informações.

A Prefeitura de Belo Horizonte recentemente também tem incentivado o uso de ferramentas de inteligência artificial nas demandas do dia a dia, nesse ponto o Decreto chega também para fortalecer ainda mais esse diálogo. No último mês, por meio da Prodabel, foram realizados seminários internos para debater, capacitar e inspirar os servidores a usarem ferramentas de inteligência artificial em seu cotidiano, além disso também foram disponibilizadas soluções da Google para experimentação e uso, a fim de proporcionar maior simplicidade e facilidade nos processos internos, sempre visando resultados ágeis e respostas eficientes para os cidadãos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile