BH e Região Metropolitana
PBH tem o melhor modelo de gestão previdenciária do país
Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Belo Horizonte conquistou o 1º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária pelo modelo de gestão previdenciária adotado no regime próprio A cerimônia de premiação ocorreu na noite dessa quinta-feira (27) e reuniu gestores de todo o Brasil em Belém do Pará
Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Belo Horizonte conquistou o 1º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária pelo modelo de gestão previdenciária adotado no regime próprio. A cerimônia de premiação ocorreu na noite dessa quinta-feira (27) e reuniu gestores de todo o Brasil em Belém do Pará.
A Prefeitura foi representada no evento pelo subsecretário de Gestão Previdenciária e da Saúde do Segurado da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gleison Souza, que destacou o importante trabalho realizado pela equipe.
“Essa conquista é resultado de um trabalho conjunto de todo o corpo técnico e gerencial de nossa Subsecretaria. Receber novamente essa premiação demonstra que o comprometimento, a responsabilidade e o esforço contínuo de cada servidor estão melhorando processos, tornando cada vez mais eficiente a gestão previdenciária da Prefeitura. Isso é mais transparência e segurança para o beneficiário”, disse o subsecretário.
Confira as principais melhorias alcançadas nos últimos anos:
1. – Processo de aposentadoria 100% digital e concluído em um prazo médio de 50 dias. Em 2016 o prazo médio era de 200 dias.
2. Criação do Portal do Segurado, reunindo em um único ambiente todas as informações necessárias para o beneficiário.
3. Criação de um simulador de aposentadoria (disponível no Portal do Segurado).
4. Coordenação da implantação do módulo de arrecadação do Sistema de Gestão Previdenciária e apoio consultivo ao TCE-MG na criação do arquivo de informações previdenciárias do SICOM, adotado e utilizado, hoje em dia, por todos os municípios mineiros que têm RPPS.
5. Modernização dos fluxos de trabalho, da estrutura orçamentária e a transformação de 100% dos processos físicos em digitais ainda este ano.
6. Disponibilização da Prova de Vida pelo aplicativo
GOV.BR
7. Identificação de 115 benefícios irregulares, por meio do controle dos procedimentos de prova de vida e recadastramento, gerando mais de R$ 4,7 milhões de economia aos cofres públicos, de 2017 até aqui.
Prêmio ABIPEM
O 6º Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária é promovido pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM) e avaliou a gestão administrativa, financeira e atuarial, bem como a gestão de concessão de benefícios previdenciários dos municípios inscritos. O objetivo do prêmio é fomentar, identificar, incentivar, reconhecer e divulgar instituições que sirvam de referência no âmbito da gestão previdenciária.