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BH e Região Metropolitana

Prefeitura de BH ofertou mais de 9 mil vagas de teleconsultas

Desde a retomada da oferta das teleconsultas na capital, em fevereiro, já foram disponibilizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte mais de 9,2 mil vagas para atendimento on-line No início, o serviço era direcionado apenas para os pacientes com sintomas de dengue, zika e chikungunya, e desde março, foi ampliado para outras queixas clínicas, como doenças respiratórias, diarreias, vômitos, suspeita de infecção urinária ou dores articulares, por exemplo

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Desde a retomada da oferta das teleconsultas na capital, em fevereiro, já foram disponibilizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte mais de 9,2 mil vagas para atendimento on-line. No início, o serviço era direcionado apenas para os pacientes com sintomas de dengue, zika e chikungunya, e desde março, foi ampliado para outras queixas clínicas, como doenças respiratórias, diarreias, vômitos, suspeita de infecção urinária ou dores articulares, por exemplo.

As teleconsultas integram as ações que a Prefeitura implantou para ampliar o acesso médico para a população. O serviço tem tido boa adesão da população, mas ainda há considerável número de vagas livres e de não comparecimento. Das mais de 9,2 mil consultas ofertadas, cerca de 7 mil foram ocupadas e tiveram o atendimento realizado. Já cerca de 2.400, ou seja 25% das vagas ofertadas, ficaram livres ou o usuário agendou, mas não compareceu à teleconsulta no horário marcado.

Agendamento

Todos os moradores da capital, a partir de um ano de idade e cadastrados em um dos 152 centros de saúde, podem ter acesso à modalidade assistencial com atendimento de médicos da rede SUS-BH. Caso o cidadão não tenha cadastro, ele deve procurar a unidade de referência para realizar esse processo. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura.

Após ser referenciado em um dos centros de saúde, o cidadão deve acessar o serviço por meio deste link para agendar a consulta. Depois de confirmar o cadastro na plataforma, o paciente escolhe a data e horário, dentro da disponibilidade apresentada. Próximo à marcação, o usuário entrará novamente no sistema com o CPF e data de nascimento e terá acesso.

De acordo com o diagnóstico, o paciente receberá as orientações, além da prescrição de medicamentos e outros documentos médicos que se fizerem necessários e que serão enviados para o e-mail cadastrado em um prazo de até 24 horas. Com a impressão da receita ou exame, o paciente ou responsável poderá buscar a medicação ou agendar o exame solicitado no centro de saúde de referência.

É importante esclarecer que as teleconsultas agendadas para crianças deverão sempre ser realizadas através do cadastro delas e não dos pais, mas cabe destacar que os responsáveis devem acompanhar todo o atendimento. Outras orientações podem ser verificadas no portal da Prefeitura.

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