ddd

Entretenimento

Primeira semana de Família é Tudo encanta o público com efeitos visuais e elementos virtuais

Sequência de cenas do temporal em alto mar da nova novela das 19h utilizou computação gráfica e recursos de cinema

Publicado

em

O novo folhetim das 19h00 da TV Globo, Família é Tudo , vem chamando a atenção do público por conta de seus efeitos visuais dignos dos filmes de Hollywood. A tempestade em alto mar durante a viagem em comemoração ao aniversário de Frida Mancini (Arlete Salles) vai abalar as estruturas dos personagens e ditar o ritmo da nova obra de Daniel Ortiz.

Para construir a sequência de cenas que culmina no desaparecimento da matriarca, a tecnologia foi o grande diferencial da produção e elemento chave na construção da maior parte do que é visto em tela: do navio às grandes ondas e ventanias, a produção utilizou recursos cinematográficos para trazer ainda mais realismo à trama.

Criado a partir de recursos de computação gráfica, o navio visto em alto mar nunca existiu fisicamente nas filmagens da novela – apenas algumas imagens no Porto de Santos, com uma embarcação parada, foram captadas para as cenas de embarque. Quando está em movimento, navegando em plano aberto ou durante a tempestade, o navio é resultado 100% do uso de computação gráfica. As imagens de Santos que aparecem através das janelas também foram desenvolvidas virtualmente a partir de técnicas de 3D, pintura digital, colagem de fotos, entre outras.

A sequência de cenas do temporal foi uma das mais desafiadoras para a produção. Foram utilizados elementos virtuais para retratar o mar agitado, os fortes ventos e as ondas gigantes, criados a partir de softwares de alto desempenho – amplamente utilizados pela Globo –, os mesmos utilizados em grandes produções cinematográficas. “Um dos desafios mais complexos é a simulação de fluído, pois muitos aspectos precisam ser considerados. Por exemplo, é preciso aplicar velocidade ao vento, considerar o peso do navio e o tamanho das ondas. Tudo isso é calculado e simulado para parecer perfeito” , explica Wesclei Barbosa , produtor de efeitos visuais da novela.

Já para retratar as áreas internas do navio, foram necessárias diferentes locações de apoio e um minucioso processo de pós-produção. Um shopping no Rio de Janeiro serviu de base para a gravação de algumas cenas: a estrutura com vitrines, escadas e corredores, ajudou a construir a ambientação do interior da embarcação, mesclados com o uso de Chroma Key para auxiliar na inserção virtual de outros elementos. “A sequência de cenas envolveu um trabalho artístico e integrado muito grande. Trabalhamos muito próximo ao time de figurino, pois havia mais de 80 figurantes e nenhum deles poderia estar com uma roupa que conflitasse com o Chroma Key, ou isso impactaria no nosso posterior trabalho de correção de imagem’’ , relembra Wesclei.

Efeitos especiais

Além da computação gráfica, diversos efeitos especiais foram adicionados às gravações de forma simultânea, como as inundações, quedas, chuva, ondas, ventos, curtos-circuitos e outros elementos de aventura para retratar o caos dentro do navio. Gravadas nos Estúdios Globo, as cenas que mostram a tempestade dentro do navio contaram com movimentos de câmera para dar sensação de inclinação da embarcação. Foram construídas rampas elevadas para a água invadir os cenários, além de outros elementos que trouxeram dramaticidade à cena.

“O grande desafio é coordenar tudo para que seja o mais real possível, conciliando os diversos efeitos especiais utilizados na gravação com a própria atuação do elenco e dubles, em um local estático que depois se tornou o navio em meio à tempestade. O resultado final é a união dos lados técnico e artístico para encantar e contar essa história” , completa o produtor de efeitos especiais Julio Cesar Lopes.

Este post Primeira semana de Família é Tudo encanta o público com efeitos visuais e elementos virtuais foi publicado primeiro no Observatório da TV .

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile