BH e Região Metropolitana
Procon BH orienta consumidor a evitar golpes em compras para o Dia das Mães
O Procon Municipal, órgão da Prefeitura de Belo Horizonte, alerta os consumidores sobre cuidados necessários na hora de comprar o presente do Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (12) A data, que é a segunda que mais movimenta o comércio no ano – ficando atrás apenas do Natal – reflete no aumento de acionamentos do Procon
O Procon Municipal, órgão da Prefeitura de Belo Horizonte, alerta os consumidores sobre cuidados necessários na hora de comprar o presente do Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (12). A data, que é a segunda que mais movimenta o comércio no ano – ficando atrás apenas do Natal – reflete no aumento de acionamentos do Procon. Entre abril e junho de 2023, o órgão registrou crescimento de 47% do número geral de denúncias e reclamações. Em 2022, o salto foi de 36%.
Entre os principais problemas relatados pelos consumidores estão devolução e troca de produtos, descumprimento de oferta, fraude, produto não entregue, produto com defeito.
A diretora do Procon Municipal, Ana Paula Castro, ressalta que os relatos com relação às compras virtuais são os mais recorrentes.
“Muitas pessoas deixam para comprar o presente em cima da hora e não se atentam a medidas importantes de segurança, para evitar cair em golpes. O ideal é decidir com antecedência qual será o presente, pesquisar preços e poupar para comprá-lo à vista, se possível, conseguindo desconto e sem pagar juros”, orienta Ana Paula Castro.
Confira as dicas para compras online:
-
Verificar a confiabilidade do site
-
Consultar o CNPJ da empresa no site Confiável
-
Desconfiar de ofertas boas demais
-
Ter senhas fortes
-
Não clicar em links desconhecidos
-
Evitar pagamento com Pix. Cartões são mais seguros
Outras precauções:
-
Saiba quanto poderá gastar, analisando e fazendo um diagnóstico financeiro
-
A compra deve ser feita com paciência, tranquilidade e foco, para que não se gaste mais que o programado
-
Pesquisar com antecedência os preços, tanto online como presencial
-
Dar preferência ao comércio local, ajudando a economia no seu bairro
-
Se tiver que parcelar, tenha controle dos gastos
-
O consumidor que for vítima de irregularidades deve agendar o atendimento presencial ou online no Portal de Serviços da PBH .