ddd

Agropecuária

Programa Nacional de Crédito Fundiário beneficia 40 famílias baianas com imóveis rurais

Publicado

em

Mais de 40 imóveis rurais, adquiridos por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), foram entregues para famílias agricultoras dos municípios de Presidente Tancredo Neves e São Sebastião do Passé.

A iniciativa, que contribui com a política de acesso à terra na Bahia, foi realizada numa parceria entre os Governos Federal e Estadual, através do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Diretamente da sede Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), onde aconteceram as primeiras entregas, o secretário de governança fundiária, desenvolvimento territorial e socioambiental do MDA, Moisés Savian, ressaltou o potencial e organização da agricultura familiar da Bahia.

Fotos: Ítalo Oliveira/ Ascom SDR

“Quando a gente vem na Bahia, vai à campo e conhece experiências como essa, dá todo sentido ao nosso trabalho.

O que vocês estão fazendo aqui é fabuloso e reúne a experiência da cooperativa, a força da organização, o acesso à mercado, a Escola Família Agrícola, a agroindustrialização, a aquisição da terra. Um conjunto de esforços”, ressaltou Moisés.

Para o titular da SDR, Osni Cardoso, “temos a certeza de que essa é uma política assertiva.

Ela contribui com a segurança jurídica, com a renda, com a dignidade do homem e da mulher do campo e impulsiona a produção de alimentos saudáveis por parte da nossa agricultura familiar.

É uma alegria poder contribuir com tudo isso”.

Fotos: Ítalo Oliveira/ Ascom SDR

A jovem Caroline Soares celebrou a conquista, que vai impactar diretamente na sua vida e de sua família.

“Hoje a gente temos uma terra para chamar de nossa, que vai ajudar a trazer qualidade de vida para nossa família, ajudar a produzir melhor.

A gente produz banana da terra, que é nossa maior produção, e vamos implantar outras culturas na área”.

Programa Nacional de Crédito Fundiário

Na Bahia, o PNCF é executado pela Superintendência de Desenvolvimento Agrário (SDA), unidade da SDR, e funciona como ação complementar à reforma agrária, oportunizando aos trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra, arrendatários, parceiros, meeiros, agregados, posseiros e minifundiários, a obtenção de crédito para aquisição de seu imóvel.

Prevê ainda ações de incentivo à participação dos jovens, mulheres e para projetos especiais voltados para a preservação do meio ambiente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile