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BH e Região Metropolitana

Proprietários de veículos abandonados são notificados pela PBH

Mapeamento realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte já identificou, somente neste ano, 150 veículos abandonados em via pública. Os proprietários estão sendo notificados para a retirada do automóvel. O trabalho faz parte das ações realizadas pelo município de combate à dengue, zika e chikungunya. O veículo abandonado pode trazer riscos à saúde com o acúmulo de lixo e água parada em seu interior e também quanto à segurança pública. Após a notificação, os proprietários têm um prazo de cinco dias para fazer a retirada do veículo. Ao término desse prazo, eles são removidos e encaminhados para o pátio da BHTrans. O proprietário poderá reaver o veículo mediante o pagamento de multas, taxas e despesas com remoção e estadia no pátio, além de outros encargos previstos em  legislação. Decorrido o prazo de 60 dias da data da remoção, sem que o proprietário providencie a retirada, o veículo será levado a leilão. As regras para remoção de veículos em estado de abandono em Belo Horizonte foram publicadas na portaria Conjunta BHTrans/Superintendência de Mobilidade do Município – SUMOB Nº 037/2023. A portaria atende a Lei Federal 14.599, de 19 de junho de 2023, que permitiu a remoção dos veículos abandonados em via pública independentemente da existência de infração à legislação de trânsito. No Portal da Prefeitura, já está disponível o link para que a população denuncie carros abandonados nas ruas. Ao solicitar o serviço, é necessário informar as características do veículo e a sua localização exata (rua, número, bairro e ponto de referência).

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Mapeamento realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte já identificou, somente neste ano, 150 veículos abandonados em via pública. Os proprietários estão sendo notificados para a retirada do automóvel. O trabalho faz parte das ações realizadas pelo município de combate à dengue, zika e chikungunya. O veículo abandonado pode trazer riscos à saúde com o acúmulo de lixo e água parada em seu interior e também quanto à segurança pública.

Após a notificação, os proprietários têm um prazo de cinco dias para fazer a retirada do veículo. Ao término desse prazo, eles são removidos e encaminhados para o pátio da BHTrans. O proprietário poderá reaver o veículo mediante o pagamento de multas, taxas e despesas com remoção e estadia no pátio, além de outros encargos previstos em  legislação. Decorrido o prazo de 60 dias da data da remoção, sem que o proprietário providencie a retirada, o veículo será levado a leilão.

As regras para remoção de veículos em estado de abandono em Belo Horizonte foram publicadas na portaria Conjunta BHTrans/Superintendência de Mobilidade do Município – SUMOB Nº 037/2023 . A portaria atende a Lei Federal 14.599, de 19 de junho de 2023, que permitiu a remoção dos veículos abandonados em via pública independentemente da existência de infração à legislação de trânsito.

No Portal da Prefeitura, já está disponível o link para que a população denuncie carros abandonados nas ruas. Ao solicitar o serviço, é necessário informar as características do veículo e a sua localização exata (rua, número, bairro e ponto de referência).

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