RENAULT REGISTRA AUMENTO EM SUAS VENDAS GLOBAIS

COMPARTILHE
O Renault Group registrou uma alta em suas vendas globais (+1,3% vs. 2024) no primeiro semestre de 2025, atingindo 1.169.773 veículos vendidos.A marca Renault cresceu 16,3% fora da Europa1, com o sucesso comercial dos primeiros modelos do International Game Plan.Na Europa2, em um mercado dos veículos de passeio (VP) em queda de 1,0%, o Grupo avançou 5,4% e atingiu 708.106 veículos emplacados. Sandero e Clio foram os dois veículos mais vendidos. Marca Renault: 394.278 VP (+8,4%). A Renault ganhou uma posição e se tornou a n° 2 na Europa (VP + VU). O Clio foi o veículo (VP + VU) mais vendido na Europa, considerando todos os canais de vendas.Marca Dacia: 308.957 VP (+1,1%). A Dacia manteve sua posição no pódio europeu das vendas no varejo. O Sandero sofreu com a queda do mercado, mas continua sendo o veículo mais vendido no varejo na Europa – desde 2017. Marca Alpine: 4.871 VP (+89,8%). O A290 impulsionou as vendas do 1º semestre. A Alpine se manteve como líder no mercado dos cupês esportivos de dois lugares na Europa, com a gama A110.Em um mercado de veículos utilitários (VU) em recuo de 13% na Europa, a Renault teve queda de 29% no 1º semestre de 2025, aguardando a plena diversidade da gama Master. A marca mantém a 2ª posição na Europa.·      O Renault Group segue a política comercial que dá prioridade à criação de valor e não aos volumes:Foco no canal mais rentável das vendas no varejo, que representa mais de 56% das vendas3. Neste canal que está sofrendo maior pressão comercial nos últimos meses na Europa, o mix do Renault Group se mantém mais de 15 pontos acima da média do mercado, com 4 veículos do Grupo no top 10 das vendas.Estratégia rigorosa para valores residuais4, com 4 a 13 pontos superiores em comparação com os concorrentes europeus.Sólido portfólio de pedidos na Europa, representando aproximadamente dois meses de vendas previstas no fechamento de junho de 2025.·  O Renault Group se baseia em uma gama de modelos completa para satisfazer as necessidades do mercado em matéria de transição energética. No 1º semestre de 2025, a participação dos veículos eletrificados5 do Grupo teve um aumento significativo em mais de 15 pontos, atingindo quase 44% das vendas (sendo 12,3% elétricos):o     59% dos veículos vendidos pela Renault são eletrificados. Quase um veículo a cada dois modelos vendidos pela marca é híbrido (HEV) (+36,2% vs. S1 2024), A Renault é a segunda marca no mercado de híbridos (HEV) na Europa. Os veículos 100% elétricos representaram mais de 16% das vendas (+57,0% vs. S1 2024), alavancadas principalmente pelo Renault 5 E-Tech, líder na Europa no segmento B-VE.o   Na Dacia, 23,5% das vendas são eletrificadas. As vendas de veículos híbridos deram um salto graças ao sucesso do Duster, atingindo 17,2% das vendas (+11,8 pontos vs. S1 2024).o   Os veículos elétricos da Alpine representaram 76,0% das vendas da marca, graças ao A290 lançado no fim de 2024.·    Em 2025, o Grupo está lançando 7 veículos (incluindo os modelos Renault 4 E-Tech elétrico, Dacia Bigster e Alpine A390 para a Europa e Boreal para o mercado internacional) e 2 reestilizações (Renault Austral e Renault Espace). Além disso, a marca Renault vai lançar o Grand Koleos e o Kardian em novos mercados.


Marca RenaultA marca Renault apresentou um crescimento de +2,7% em suas vendas mundiais em comparação com o primeiro semestre de 2024, com 808.413 veículos vendidos no mundo.Fora da Europa, a marca avançou 16,3% em comparação com o primeiro semestre de 2024, em um mercado que teve alta +4,7%, alavancada pelo sucesso comercial dos veículos do Renault International Game Plan 2027. A Renault é a marca automotiva francesa nº 1 no mundo, com 36% de suas vendas realizadas fora da Europa:América Latina: vendas em alta de 24%, graças principalmente ao Kardian. No Brasil, as vendas tiveram aumento de 8,8% e na Argentina de +96,7%. A Renault é n° 1 no ranking na Colômbia, com 14,6% de participação de mercado.Marrocos: vendas em alta de 48%, principalmente resultado do lançamento do Kardian.Coreia do Sul: vendas em alta de 150% graças ao Grand Koleos. O modelo também acaba de ser lançado no México com o nome de Koleos, em linha com a estratégia de lançamento mundial.Na Europa, a marca ganha uma posição e se torna a segundo marca, com uma participação de mercado de 6,7%. O Clio é o veículo mais vendido na Europa, considerando todos os canais de vendas.Em um mercado VP em queda (-1,0% vs. S1 2024), a Renault avançou 8,4% e atingiu o maior crescimento das vendas entre as marcas do TOP15.Em veículos utilitários, as vendas tiveram queda 29% devido a um mercado em recuo (-13%), fim de vida do Renault Express na Europa (cujas vendas não foram totalmente compensadas pelo Renault Kangoo) e uma diversidade da gama Novo Renault Master ainda incompleta. Mesmo assim, a marca mantém a segunda posição no mercado europeu de veículos utilitários leves.A Renault segue sua estratégia de eletrificação com duas opções de motorização. Em veículos elétricos, as vendas avançaram 57% em um mercado europeu que teve alta +24,9%, graças principalmente ao Renault 5 E-Tech Electric, o veículo elétrico mais vendido no segmento B na Europa, com quase 49.000 veículos vendidos desde seu lançamento. A Renault é a marca número 1 em veículos elétricos na França.A Renault confirma a segunda posição no mercado europeu de modelos híbridos. A marca registrou um crescimento de mais de 36%. A tecnologia full hybrid E-Tech representa agora mais de 41% das vendas de VP da Renault e a marca está atingindo o patamar simbólico de 1 milhão de veículos full hybrid E-Tech vendidos.A marca Renault está acelerando nos segmentos C e superiores (+52% em comparação com o 1º semestre de 2024), que representaram 40,1% do mix das vendas no 1º semestre de 2025 (+0,4 pontos), principalmente nos segmentos C-SUV e D-SUV, alavancada principalmente pelo Austral, Espace e Rafale.No segundo semestre, a Renault vai continuar contando com as bases sólidas de seus novos lançamentos. Na Europa, a marca vai continuar sua ofensiva em modelos elétricos, com a versão de 25.000 euros do Renault 5 E-Tech e a estreia comercial do Renault 4 E-Tech. Já nas motorizações híbridas, a Renault lançou as versões reestilizadas do Austral e do Espace no segundo trimestre e apresentou duas motorizações full hybrid de nova geração neste terceiro trimestre, incluindo o novo motor full hybrid 160 E-Tech, que propulsiona o Novo Captur e o Novo Symbioz. Fora da Europa, a marca vai se beneficiar do lançamento do Boreal que foi revelado em 10 de julho, cuja chegada em mais de 70 países vai começar pelo Brasil no fim de 2025. Paralelemente, os Novos Koleos e Kardian vão continuar sua expansão para novos mercados.Marca DaciaNo primeiro semestre de 2025, as vendas mundiais da marca (356.084 unidades) tiveram um ligeiro recuo em comparação com o 1º semestre de 2024 (-0,7%), em razão de o Duster ser agora comercializado sob a marca Renault na Turquia. Entretanto, a marca manteve uma participação de mercado de 4,1% em VP + VU.Com 151.948 veículos vendidos no 1º semestre de 2025 no mundo, o Dacia Sandero se mantém como o modelo mais vendido na Europa neste ano (VP), considerando todos os canais de vendas. O Sandero é o veículo mais vendido no varejo na Europa desde 2017.Com 108.510 unidades vendidas no mundo, o Dacia Duster continua sendo o SUV nº 1 vendido no varejo na Europa. A 3ª geração do Duster registrou quase 200.000 pedidos desde que foi lançada, há 1 ano.O Dacia Spring registrou 19.452 veículos vendidos no 1º semestre de 2025, uma progressão de 62,5% em comparação com o 1º semestre de 2024. No total, mais de 180.000 clientes se tornaram proprietários do Spring desde que o modelo foi lançado, que se mantém como a opção 100% elétrica mais accessível do mercado.O Dacia Jogger registrou 42.381 unidades vendidas no mundo, um recuo em comparação com o 1º semestre de 2024, em um segmento C (exceto SUVs) também em queda.O Dacia Bigster, cuja pré-venda iniciou em janeiro de 2025, registrou uma performance impressionante desde o lançamento, com 17.329 unidades emplacadas. Para este modelo, 69% das vendas contam com motorização hybrid 155 e 88% são realizadas nas versões de acabamento superiores (Extreme e Journey). Por isso, o Bigster é um verdadeiro diferencial para a conquista dos clientes, com 80% de seus clientes franceses vindos da concorrência.Na Europa, as vendas da Dacia avançaram 1,1% no mercado VP, com um total de 308.957 emplacamentos e participação de mercado de 4,5% (em progressão de 0,1 ponto). A marca mantém a 9ª posição no mercado VP e a 10ª posição no mercado VP + VU.A Dacia também consolidou sua posição no pódio europeu das vendas no varejo, graças aos seus 5 modelos, com taxas de conquista e fidelização nos melhores níveis do mercado.A marca segue sua estratégia de eletrificação no mercado europeu, registrando 23,5% de seus emplacamentos com motorizações eletrificadas no 1º semestre de 2025, em progressão de 14,4 pontos em comparação com o 1º semestre de 2024. Os veículos híbridos representaram 17,2% das vendas, alta de 11,8 pontos, graças principalmente ao sucesso do Duster híbrido. As vendas do Spring avançaram, alavancando a participação dos veículos elétricos para 6,2% das vendas totais da Dacia (+2,6 pontos vs. S1 2024).Marca AlpineA Alpine manteve seu crescimento no 1º semestre de 2025 com 5.015 emplacamentos, para +85% em comparação com o 1º semestre de 2024.O A290 impulsionou as vendas da marca, com 3.699 emplacamentos no mundo. Eleito Car of the Year 2025, o primeiríssimo compacto urbano da Alpine registrou 2.327 emplacamentos na França.No mercado de cupês esportivos de dois lugares, a Alpine confirma sua posição de líder na Europa com 1.181 unidades emplacadas do A110 (46% de participação de mercado).A marca totalizará quase 200 Alpine Stores em 2025, com a abertura de um ponto de venda na Irlanda neste terceiro trimestre.VENDAS MUNDIAIS DO GRUPO POR MARCA S1 2025S1 2024∆% vs. S1 2024Renault808.413787.379+2,7%VP642.652572.789+12,2%VU165.761214.590-22,8%Dacia356.084358.526-0,7%VP353.804354.350-0,2%VU2.2804.176-45,5%Alpine5.0152.717+84,6%Mobilize (1)1.086- Renault Group1.169.7731.154.882+1,3%(1) Vendas totais não incluem quadriciclos.QUINZE PRIMEIROS MERCADOS DO RENAULT GROUP VolumesS1 2025(unidades) PDM(%)PDM vs. S1 2024(pontos)1FRANÇA284.70427,7+1,62ITÁLIA105.55911,1-0,13ESPANHA92.70113,1+0,74ALEMANHA71.6814,7-0,05TURQUIA69.64911,5-3,26REINO UNIDO61.9415,1+0,07BRASIL60.6735,4+0,28MARROCOS43.83639,1-1,59BÉLGICA + LUXEMBURGO38.84412,9+1,810ARGENTINA31.60710,2+1,011COREIA DO SUL28.0653,4+2,012POLÔNIA26.4278,3-0,313ROMÊNIA22.58731,0-6,1

Publicar comentário