Bahia
Restaurantes-escola do Senac participam do 7° Festival Tempero Bahia
A sétima edição do Festival Tempero Bahia, que exalta o “Terroir da Chapada”, tem gostinho de história e sabor.
Por esse motivo, os restaurantes-escola do Senac assinam dois pratos exclusivos no tradicional festival da capital – que acontece de 5 a 15 de setembro.
Inspirações à parte, o chef Jander Moura, do Restaurante-escola Senac Casa do Comércio, criou o prato Filé ao Morro do Pai Inácio.
O prato traz um Filé com crosta crocante de taioba, representando a vegetação local, recheado com queijo coalho da Chapada.
Acompanha mousseline de macaxeira e salada de feijão verde com limão, ao molho de frutas vermelhas.
“Em visita à Chapada e durante o passeio, subindo o morro, contemplando a vista e observando a vegetação local, lembrei-me da história cujo nome conhecemos.
Neste momento tive um insight contemplando a paisagem e pensei em criar a imagem do Morro num prato culinário com ingredientes típicos da região utilizando insumos da agricultura familiar”, afirma o chef.
Já no Restaurante-escola Senac Pelourinho, o chef Euzimar Reis preparou um arrumadinho de charque com feijão verde, prato tradicional com ingredientes que exaltam a culinária baiana, principalmente da região do sertão.
História – Segundo uma antiga lenda, a elevação do Morro do Pai Inácio foi batizada em homenagem a um homem de mesmo nome, escravizado, que vivia em uma fazenda de café na Chapada Diamantina no século 19.
Ele teria se apaixonado pela filha do coronel que era dono da fazenda, e vivia um romance às escondidas com a jovem.
Festival de Cultura e Gastronomia Tempero Bahia
Data: 5 a 15 de setembro
Locais:
Restaurante-escola Senac Pelourinho – Largo do Pelourinho, 13 . Pelourinho.
Restaurante-escola Senac Casa do Comércio – Av. Tancredo Neves, 1109 – Ed. Casa do Comércio, 11º Andar