ddd

Bahia

Secretário da Sema visita central de apoio aos catadores de recicláveis

Secretário estadual do Meio Ambiente visita central de apoio aos catadores de recicláveis na Ladeira da Montanha.

Publicado

em

Já é Carnaval e o bloco da sustentabilidade está presente em todos os circuitos do Carnaval da Bahia. Nesta quinta-feira (8), o secretário do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Mendonça Sodré Martins, marcou presença no primeiro dia de atividade das centrais de apoio do projeto EcoFolia Solidária – “O trabalho decente preserva o meio ambiente”. Na oportunidade, o gestor verificou as condições da estrutura e funcionamento do espaço e conversou com os catadores de materiais recicláveis ressaltando a importância do empenho e o trabalho conjunto entre as secretarias do Governo do Estado, as cooperativas e seus associados (catadores), recicladores e o envolvimento de toda a sociedade.

“Essa iniciativa está alinhada a uma série de ações do Governo da Bahia para um Carnaval mais sustentável, por meio de políticas socioambientais voltadas à melhoria das condições de trabalho e renda de pais e mães de família que atuam como catadores de materiais recicláveis. São profissionais que prestam um serviço ambiental essencial para a sociedade, o de coleta e destinação correta de resíduos sólidos, a exemplo de alumínio e plástico, reduzindo de maneira significativa os impactos sobre o meio ambiente”, destacou o titular da Sema, Eduardo Mendonça Sodré Martins.

Com investimento de aproximadamente R$ 3,2 milhões de reais, o projeto beneficiará 2.500 catadores de materiais recicláveis de 16 cooperativas, incluindo a Coopeguary, que reúne 12 cooperativas, além da Cata Bahia, Recicla Bahia, Recicla Conquista e CRG.

São 11 Centrais de Apoio, distribuídas em pontos estratégicos do circuito (Campo Grande, Barra, Ondina e Nordeste de Amaralina), equipadas com computadores, balanças e prensas. Estes espaços estão sendo geridos pelas Redes de Cooperativas de Catadores para facilitar tanto a entrega do material quanto a comercialização dos recicláveis, praticando preços justos e evitando a ação de atravessadores.

Este ano, as mulheres catadoras de materiais recicláveis terão um espaço exclusivo, com café da manhã e um local para banho (com sabonete e toalha descartáveis). Além disso, poderão relaxar com o recebimento de massagem terapêutica e acupuntura, dentro da ação Cuidar de Quem Cuida, promovida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). O espaço fica localizado no Vale do Canela e funcionará até o dia 14 de fevereiro, das 5h às 11h.

A EcoFolia Solidária é uma ação coordenada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceira com as Secretarias do Meio Ambiente (Sema), Desenvolvimento Rural (SDR) por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e de Políticas para as Mulheres (SPM) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Ecopontos

Circuito Osmar (Campo Grande)

  • Rua Gamboa de Cima, Campo Grande (ao lado do Forte São Pedro / Praça da Aclamação)
  • Rua Direta da Piedade, Politeama (Nas proximidades do viaduto do Politeama e do Orixás Center);
  • Na ladeira da montanha;
  • Na Av. Reitor Miguel Calmon, ao lado dos contêineres para banho instalados pela LIMPURB.

Circuito Dodô (Barra-Ondina)

  • Estacionamento externo do prédio Nau Barra;
  • Estacionamento externo da Caixa Econômica Federal;
  • Em frente ao Condomínio Barra Tropical Residence (do outro lado da rua);
  • Rua Carlos Chiaccio, Barra (Atrás do módulo rotineiramente instalado pela Polícia Militar);
  • Em frente à antiga faculdade do ISBA.
  • Em frente ao antigo teatro ISBA

Circuito Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina)

Rua Reinaldo de Matos (proximidades da delegacia, no fim de linha).

Fonte: Ascom/Sema

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile