BH e Região Metropolitana
Tolerância zero ou “embromation”zero
Tolerância zero
Anunciada pelo prefeito Fuad Noman em 25 de janeiro, a política de Tolerância Zero é um conjunto de medidas para melhorar o atendimento para o cidadão e punir a má qualidade na prestação do serviço.
Entre as ações, reforço nas fiscalizações, cobrança imediata de multas na Justiça e retirada de circulação de ônibus em más condições de uso.
As fiscalizações são realizadas por agentes da Sumob, BHTrans e Guarda Municipal nas portas das garagens, nas estações, ao longo dos itinerários das linhas e também no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) através do SITBUS, um sistema conectado ao GPS dos ônibus que acompanha cada viagem do transporte coletivo. Como denunciar
Reclamações sobre as condições dos ônibus e problemas sobre o serviço, como atrasos e lotações, podem ser feitas nos canais disponíveis da Prefeitura, como o Portal de Serviços, pelo Aplicativo gratuito PBH APP, pelo WhatsApp (31) 98472-5715 e por meio das Comissões Regionais de Transportes e Trânsito.
Para registrar a reclamação sobre os ônibus em BH, o passageiro precisa informar:
- linha;
- número do veículo;
- horário da ocorrência.
“Todas as reclamações são devidamente apuradas e enviadas às concessionárias para a resolução dos problemas apontados pelos usuários”, garante a prefeitura.
Mais de 7200 autuações foram emitidas sobre as condições dos ônibus do transporte coletivo de Belo Horizonte.
As informações foram divulgadas nesta semana pela prefeitura e são referentes ao período da chamada política de tolerância zero, implementada pelo município como parte das contrapartidas para o pagamento de subsídio para as concessionárias.
Desde 25 de janeiro, segundo a prefeitura, foram 257 autorizações de tráfego recolhidas e 13 coletivos levados para o pátio do Departamento Estadual do Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).
Os dados são resultados de 1.037 ações de fiscalização, com 6.446 ônibus — alguns veículos foram vistoriados mais de uma vez e podem ter sido emitidas autuações por problemas diversos.
O que não vimos até hoje, apesar das autuações, é uma real melhora no sistema de transporte coletivo de Belo Horizonte, pelo contrário, essa semana um ônibus da linha 8501(Maria Goretti), pegou fogo com passageiros dentro.
Ninguém se feriu, mas o susto foi grande. E a causa, com certeza, é o estado de conservação dos veículos. Vimos o SETRA-BH se envolver quando precisa de subsídio, mas quando é para melhorar a vida do usuário…