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BH e Região Metropolitana

Três escolas municipais da PBH recebem ações de urbanismo tático no São Gabriel

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza até esta sexta-feira (19) mais uma ação de urbanismo tático no entorno de escolas da Rede Municipal de Educação As Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) São Gabriel e Cavalinho de Pau, além da Escola Municipal Oswaldo França Júnior, no Bairro São Gabriel, região Nordeste da capital, estão recebendo ações de requalificação de espaços públicos como pintura de vias, calçadas e muro e instalação de vasos de plantas

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A Prefeitura de Belo Horizonte realiza até esta sexta-feira (19) mais uma ação de urbanismo tático no entorno de escolas da Rede Municipal de Educação. As Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) São Gabriel e Cavalinho de Pau, além da Escola Municipal Oswaldo França Júnior, no Bairro São Gabriel, região Nordeste da capital, estão recebendo ações de requalificação de espaços públicos como pintura de vias, calçadas e muro e instalação de vasos de plantas.

A proposta foi elaborada com o envolvimento de crianças das três unidades de ensino, que participaram de oficinas realizadas em março pela Secretaria Municipal de Política Urbana. Nesta sexta-feira haverá uma festa na rua para inaugurar o espaço requalificado.

A aplicação do urbanismo tático permite o envolvimento da comunidade, propiciando uma recuperação rápida, redesenho e transformação do espaço público. Envolve ações de pequena escala que servem a grandes propósitos.

Segundo Pedro Maciel, subsecretário de Planejamento Urbano da PBH, “a ação busca criar possibilidades de mudanças rápidas que podem significar ações significativas a longo prazo, inclusive prevendo projetos futuros. O urbanismo tático é uma forma de intervenção mobilizada de baixo para cima, envolvendo atores importantes da sociedade. No caso da ação no bairro São Gabriel, existe uma parceria importante da Suplan com a Rede Urban95, uma iniciativa internacional que busca incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores na gestão das cidades. Assim, contamos com a participação ativa de crianças das EMEIs e EMEFs envolvidas por meio de oficinas. Os materiais produzidos por elas serviram de inspiração para a concepção do projeto executado”.

O local foi escolhido por concentrar as três escolas e outros equipamentos de uso público, como um campo de futebol, praças e uma academia a céu aberto, além de comércios e serviços locais.

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