Encerramento da fase de liga terá 18 confrontos simultâneos nesta quarta-feira, às 17h, com gigantes brigando por vaga nas oitavas e nos playoffs.
Dia de muita emoção no encerramento da fase de liga da Champions League 2024/25. A oitava e última rodada terá 18 jogos simultâneos, às 17h (horário de Brasília). Dos 36 times participantes, 27 ainda têm pelo o que lutar nesta quarta-feira. Apenas duas partidas não afetarão a classificação.
Só o líder Liverpool e o vice Barcelona conseguiram já garantir lugares antecipados nas oitavas de final da Champions. Eles somam 21 e 18 pontos, respectivamente, e não podem ser tirados dos oito melhores da fase de liga. Não vão precisar passar pelos playoffs.
O time inglês conseguiu impressionantes sete vitórias consecutivas e é o único com 100% de aproveitamento. O Barça perdeu na rodada de estreia, mas se recuperou com partidas de gala. A principal delas foi na quarta-feira passada, contra o Benfica, em um duelo de nove gols, muitas reviravoltas e que terminou com a vitória de virada por 5 a 4.
Por mais que já estejam garantidos nas oitavas, Liverpool e Barcelona têm motivo para jogar a última rodada "a vera": posições e pontuações finais são importantes para a definição dos confrontos da próxima fase.
Dos nove cabeças de chave no sorteio da fase de liga realizado em agosto, apenas três (Liverpool, Barcelona e Inter de Milão) estão entre os oito melhores colocados neste momento. Três times do Pote 4, Aston Villa, Monaco e Brest, garantiram vaga nos playoffs do mata-mata e ainda podem beliscar classificações diretas para as oitavas.
Olhando para a outra parte da tabela, chama a atenção o caso do Manchester City, campeão da Liga dos Campeões em 2022/23. Com apenas oito pontos conquistados até agora, o time inglês precisa vencer o Club Brugge para alcançar os playoffs do mata-mata. O empate favorece a equipe belga.
Dínamo Zagreb (oito pontos) e Shakhtar Donetsk (sete) estão fora da zona de classificação dos playoffs assim como o City, mas ainda possuem chances remotas de avançarem. E a diferença entre o Bayern de Munique, na 15ª posição, para o Stuttgart, em 24º lugar, é de apenas dois pontos (12 a 10). Acima deles, seis times somam 13 pontos.
Atual campeão da Champions League, o Real Madrid ainda sonha com uma vaga direta nas oitavas de final. Para isso, precisa vencer o Brest fora de casa e ainda torcer por uma combinação de resultados. Hoje o G-8 é ocupado por Liverpool, Barcelona, Arsenal, Inter de Milão, Atlético de Madrid, Milan e Bayer Leverkusen.
Nove equipes já estão eliminadas da Liga dos Campeões: Bologna, Sparta Praga, RB Leipzig, Girona, Estrela Vermelha, Sturm Graz, RB Salzburg, Slovan Bratislava e Young Boys. Os casos mais críticos são de Slovan Bratislava e Young Boys, que perderam todos os jogos e não somaram nenhum ponto.
Mas esses eliminados terão papéis importantes na última rodada: ajudar a decidir o futuro dos que estão no meio termo, nem 100% fora e nem totalmente garantidos nas oitavas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário