Delegação sueca passa por Belo Horizonte para visitar indústrias do país instaladas na região e estreitar relações entre o país nórdico e Minas Gerais.
Na tarde desta quarta-feira (22/01), o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, recebeu a embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Wallensteen, na sede da Federação, em Belo Horizonte. A visita de cortesia teve como objetivo reforçar os laços econômicos entre a Suécia e Minas Gerais, destacando o potencial de colaboração entre os dois territórios, especialmente na área de mineração e transição energética.
Durante a reunião, a embaixadora destacou o interesse das empresas suecas em ampliar sua atuação no estado. “Há muitas companhias suecas com produção no Brasil, e Minas Gerais tem um papel estratégico, especialmente para a indústria de mineração”, afirmou Wallensteen, mencionando a recente visita ao Centro de Operações da Epiroc no Brasil.
Flávio Roscoe ressaltou os esforços da FIEMG em atrair investimentos e melhorar o ambiente de negócios no setor mineral. “Estamos trabalhando para criar condições mais favoráveis para a mineração em Minas Gerais, o que também contribui para fortalecer a cadeia produtiva local”, disse o presidente, que ainda ressaltou o papel do Estado no caminho para a descarbonização. “Eu acredito que Minas Gerais vai ter uma contribuição importante para a transição energética e a FIEMG tem institutos alinhados com esse propósito, como o Centro de Descarbonização e o Instituto de Terras Raras do CIT SENAI (Centro de Inovação e Tecnologia)”, apresentou.
A reunião contou ainda com a presença de Laura Munaier, analista de negócios internacionais da FIEMG, além de membros da delegação sueca, incluindo Jonas Montpaz, conselheiro da embaixada, e Andreas Rentner, chefe do escritório Business Sweden.
Nenhum comentário:
Postar um comentário