Pilotos da Ferrari e da Alpine foram punidos porque carros ficaram abaixo do peso mínimo exigido. Hamilton, por sua vez, teve problema com espessura da prancha da Ferrari
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu desclassificar três pilotos do GP da China realizado neste domingo: Charles Leclerc e Lewis Hamilton, da Ferrari, e Pierre Gasly, da Alpine. A federação identificou que os carros de Leclerc e Gasly estavam abaixo do peso mínimo exigido; assim, a infração foi levada aos comissários, que optaram por excluir ambos da prova.
Já a punição dada a Lewis Hamilton teve um motivo diferente: a prancha (uma placa de madeira na parte de baixo dos carros) do heptacampeão estava com espessura menor que o tamanho mínimo exigido pelo regulamento. Curiosamente, ele e Leclerc já foram desclassificados pelo mesmo motivo no GP dos Estados Unidos de 2023.
Com a decisão tomada pela FIA, a Ferrari perde todos os 18 pontos que conquistou no GP da China, vencido por Oscar Piastri. Leclerc tinha terminado na quinta posição, somando dez pontos; Hamilton, por sua vez, ficou no sexto lugar e tinha conquistado oito pontos. O resultado é péssimo para o time localizado em Maranello, que caiu de 35 para 17 pontos no campeonato de construtores. Os italianos estão empatados no quarto lugar com a Williams.
A desclassificação abriria espaço para o 11º e o 12º da prova na zona de pontuação. No entanto, como Pierre Gasly terminou em 11º e também foi desclassificado, os pilotos que terminaram em 12º e 13º entraram no top 10. São eles: Lance Stroll, da Aston Martin, e Carlos Sainz, da Williams. Confira a classificação atualizada no fim da matéria.
Entenda as punições
De acordo com relatórios publicados por Jo Bauer, delegado técnico da FIA, as causas para as punições aplicadas a Leclerc e Gasly foram parecidas, mas um pouco diferentes.
No caso do piloto de Mônaco, o carro foi pesado após a prova, como é de praxe, e estava com 800 quilos - esta é a quantidade mínima exigida no artigo 4.1 do regulamento. Durante a corrida, o veículo de Leclerc sofreu um dano em parte da asa dianteira. Em seguida, o pedaço que havia se soltado do carro foi recuperado e pesado com o restante do veículo, aumentando o total para 800,5 quilos.
Documento da FIA detalha desclassificação de Charles Leclerc do GP da China — Foto: FIA
No entanto, é exigida a drenagem de todo o combustível restante no veículo para uma verificação adicional do peso do carro. Leclerc ainda tinha dois litros no tanque, que foram retirados. Com a nova pesagem, a Ferrari do piloto de Mônaco passou a ter 799 quilos - um abaixo do exigido pelo regulamento, o que abriu brecha para a desclassificação.
O incidente com Pierre Gasly foi parecido com o de Charles Leclerc, mas sem o dano na asa dianteira. O carro do francês da Alpine passou por medição e estava com 800 quilos antes da drenagem. Com a retirada de 1,1 quilo de combustível do carro, o peso passou a ser de 799 quilos; portanto, também fora do padrão determinado pela FIA em regulamento.
Documento da FIA detalha desclassificação de Pierre Gasly do GP da China — Foto: FIA
Os documentos publicados pela FIA que confirmam as desclassificações de Leclerc e Gasly afirmam que não houve tentativa de contestação por parte das equipes; Ferrari e Alpine teriam confirmado os erros cometidos.
Já a punição de Lewis Hamilton se deu pela espessura da prancha do carro. Segundo os delegados técnicos da FIA, ela estava com espessura 0,4 mm a 0,5 mm menores que o tamanho mínimo exigido pelo regulamento, de 9 mm. Isso significa que o material se desgastou para além do permitido, o que pode indicar que o carro andou baixo da altura regulamentar, ajuste que pode impactar na geração de pressão aerodinâmica do veículo e consequentemente em seu desempenho.
Documento da FIA detalha desclassificação de Lewis Hamilton do GP da China — Foto: FIA
O comunicado mostra que um representante da Ferrari conferiu a medição da prancha no carro de Hamilton e atestou que o procedimento foi feito corretamente - desta forma, a equipe também assumiu o erro e viu o heptacampeão ser punido com a desclassificação.
Veja a classificação após as decisões
- Oscar Piastri (McLaren)
- Lando Norris (McLaren)
- George Russell (Mercedes)
- Max Verstappen (RBR)
- Esteban Ocon (Haas)
- Kimi Antonelli (Mercedes)
- Alexander Albon (Williams)
- Oliver Bearman (Haas)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Carlos Sainz (Williams)
- Isack Hadjar (RB)
- Liam Lawson (RBR)
- Jack Doohan (Alpine)
- Gabriel Bortoleto (Sauber)
- Nico Hulkenberg (Sauber)
- Yuki Tsunoda (RB)
- Não completou a prova: Fernando Alonso (Aston Martin).
- Desclassificados: Charles Leclerc (Ferrari), Lewis Hamilton (Ferrari), Pierre Gasly (Alpine).
Nenhum comentário:
Postar um comentário