O Presidente da OAB-MG, Gustavo Chalfun, foi agraciado com a Grande Medalha da Inconfidência, na segunda-feira (21), em solenidade realizada pelo Governo de Minas Gerais, em Ouro Preto. A honraria é concedida pelo Estado para as personalidades e instituições que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento de Minas Gerais e do país.
A cerimônia foi presidida pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que exaltou o compromisso de Minas com valores históricos, como a luta por um processo mais democrático e de liberdade, com a transferência da capital para a cidade que foi a sede administrativa de Minas Gerais, de 1823 a 1897.
Gustavo Chalfun afirmou que "essa honraria, por certo, não é somente minha, mas sim de toda a advocacia mineira, símbolo da luta pela liberdade e pelo Estado Democrático de Direito. Advogados e advogadas são exemplos de resiliência, dedicação e luta pelo que acreditam e é uma honra representar a classe que sempre lutou e nunca faltou a um país melhor".
Em 2025, foram 171 agraciados em quatro designações: Grande Medalha (40), Medalha de Honra (58), Medalha da Inconfidência (72) e Grande Colar (um) - esta última, honraria concedida a chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes da União. Este ano, o Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, foi o agraciado com o Grande Colar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário