A Harley-Davidson Pan America é um modelo que marca uma revolução na tradicional fabricante americana, sendo a primeira incursão da marca no segmento de motocicletas Adventure Touring (Big Trail) de alta cilindrada.

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Ela é projetada para ser uma motocicleta versátil, capaz de encarar longas viagens no asfalto com conforto, mas também ser robusta e ágil no off-road.

Principais Características da Pan America 1250 Special

A versão mais comum e que costuma ser vendida no Brasil é a Pan America 1250 Special.

1. Motor Revolution™ Max 1250

  • Tipo: É o coração da moto, um motor V-Twin de 60 graus, com 1.252 cm³, refrigeração líquida e duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC).
  • Potência: Entrega cerca de 150 cavalos de potência a 9.000 rpm e um torque de aproximadamente 128 Nm (ou 13,1 kgfm) a 6.750 rpm. É um desempenho surpreendentemente esportivo, diferente do que se espera de uma Harley-Davidson tradicional.
  • Tecnologia: Possui Comando de Válvulas Variável (VVT) que otimiza a entrega de potência e o torque em diversas faixas de rotação.

2. Tecnologia de Ponta (IMU de 6 Eixos)

A Pan America é equipada com um pacote eletrônico sofisticado, que inclui uma Unidade de Medição Inercial (IMU) de seis eixos, controlando:

  • Modos de Pilotagem: Oferece modos pré-programados (Estrada, Esporte, Chuva, Off-Road, Off-Road Plus) e modos personalizáveis, que ajustam a entrega de potência, os freios e as suspensões.
  • ABS e Controle de Tração Otimizados para Curvas (C-ABS e C-TCS): Os sistemas de segurança eletrônica levam em consideração o ângulo de inclinação da moto.
  • Controle de Retenção do Veículo (VHC): Assistente de partida em rampa.

3. Suspensão Adaptativa de Altura (Adaptive Ride Height – ARH)

Este é um dos grandes diferenciais da versão Special:

  • Funcionamento: É um sistema de suspensão semi-ativa (Showá) que ajusta continuamente o amortecimento e o pré-carga com base no peso da moto (piloto, garupa e bagagem) e no modo de pilotagem selecionado.
  • Destaque: O sistema ARH permite que a motocicleta baixe automaticamente a altura do assento quando a moto para, facilitando o apoio dos pés no chão para pilotos de menor estatura. Quando o piloto retoma a aceleração, a suspensão retorna à altura ideal para a pilotagem.

4. Design e Chassi

  • Visual: O design é distintivo e funcional, com um farol retangular que se destaca no segmento. O para-brisa é ajustável.
  • Chassi: O motor Revolution Max 1250 faz parte da estrutura do chassi, contribuindo para a redução do peso total e para a rigidez da motocicleta.
  • Rodas: O modelo Special geralmente vem com rodas raiadas (em vez de liga leve), que são mais resistentes para o uso off-road.

Modelos/Versões da Pan America (no Exterior)

Embora a Pan America 1250 Special seja a mais vendida e disponível no Brasil, a linha possui outras versões no mercado internacional:

  • Pan America 1250: A versão de entrada, sem o sistema de Suspensão Adaptativa e com menos recursos eletrônicos.
  • Pan America CVO: Uma versão de topo de linha lançada sob o programa Custom Vehicle Operations (CVO) da Harley, com pintura e acessórios exclusivos, como Quickshifter e bagageiros de alumínio de série.
  • Pan America ST: Uma versão mais voltada para o asfalto (Street Touring), com possíveis mudanças nas rodas, pneus e redução do curso das suspensões para uma pilotagem mais esportiva em estrada.

Em resumo, a Pan America é a prova de que a Harley-Davidson está disposta a inovar e competir em novos segmentos, oferecendo uma Big Trail com alta potência e tecnologia de ponta.

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