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BH e Região Metropolitana

Escolas municipais de BH conscientizam alunos sobre o meio ambiente

 A Semana do Meio Ambiente foi usada pelas escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte para sensibilizar e conscientizar os estudantes sobre a importância de preservar os recursos naturais As unidades de ensino prepararam diversas atividades lúdicas, como contação de histórias, filmes e rodas de conversa, e práticas, como o plantio de mudas, para deixar as aulas ainda mais interessantes e, principalmente, mostrar que todos fazem parte do meio ambiente e, por isso, devemos cuidar dele

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A Semana do Meio Ambiente foi usada pelas escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte para sensibilizar e conscientizar os estudantes sobre a importância de preservar os recursos naturais. As unidades de ensino prepararam diversas atividades lúdicas, como contação de histórias, filmes e rodas de conversa, e práticas, como o plantio de mudas, para deixar as aulas ainda mais interessantes e, principalmente, mostrar que todos fazem parte do meio ambiente e, por isso, devemos cuidar dele.

A Escola Municipal Oswaldo França Júnior organizou uma festa da família com o tema “Desperdício Zero”. Durante a semana, os estudantes aprenderam sobre alimentação saudável e como evitar o desperdício de forma leve e descontraída, com atividades que incluíam comidas como o “chup chup” feito com o reaproveitamento da casca de abacaxi e o doce de abóbora com o reaproveitamento da casca e sementes.

Além disso, o evento contou com uma nutricionista da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional e um teatro temático que conscientizou e divertiu os convidados. Em depoimento à SMED, a coordenadora da EM Oswaldo França Júnior elogiou a iniciativa. “Os professores e monitores do PEI também brilharam, levando temas relacionados ao desperdício alimentar para que os alunos refletissem e se sensibilizassem, mudando não só a sua postura, mas indo além, sensibilizando seus familiares”. Na avaliação da diretora, o evento foi preparado com muita competência, capricho e organização.

Já a Escola Municipal Professor Mário Werneck organizou um dia inteiro de atividades relacionadas ao meio ambiente. Na ocasião, entre outras atividades, as crianças assistiram ao filme “O Lorax”, que propõe a conscientização sobre os malefícios do desmatamento e poluição. Além disso, as crianças aprenderam a produzir brinquedos a partir de objetos reciclados, participaram de um concurso de desenhos com o tema “Cuidando do Nosso Planeta” e plantaram uma árvore no pátio da escola.

Um projeto semelhante foi posto em ação na EMEI Águas Claras, onde os estudantes de dois anos plantaram chás e ervas na escola e depois confeccionaram brinquedos com objetos reciclados. Durante as atividades, os alunos aprenderam sobre os benefícios das ervas que foram plantadas e a cuidar da natureza que os cerca. Com base na história do livro infantil “Não é uma Caixa”, de Antoinette Portis, que conta a história de uma caixa que pode ser muito mais que isso graças ao poder da imaginação, as crianças fizeram brinquedos com papelão.

O projeto “Ibiporã: conscientização ambiental”, foi desenvolvido pela Escola Municipal Professor Pedro Guerra com o intuito de sensibilizar as crianças sobre a importância do uso consciente dos recursos naturais. Por meio de leituras, filmes, vivência em território, entre outros, o projeto também aborda a relação profunda dos povos originários com a terra ao trabalhar com os estudantes uma liderança indígena por mês.

O objetivo desse trabalho é desenvolver a consciência ambiental, a utilização do recurso natural de forma consciente, a importância e possibilidade da reciclagem por meio de leituras em sala de aula, seminários sobre os temas e a prática, que conta com ensinamentos sobre limpeza e preparo do solo, debulhar as sementes de algumas frutas e legumes, produção de adubo a partir de sobras, cuidado com rega, entre outros, feito em um espaço da escola reservado para as aulas. Os estudantes são organizados em grupos para cada função, levando em conta a programação da aula organizada, o que dá aos alunos a possibilidade de se conscientizar e aprender sobre o meio ambiente na teoria e na prática. Keith Miranda de Freitas, professora dos anos iniciais, comentou sobre a importância dessa iniciativa. “O projeto leva às crianças o contato direto com o meio ambiente natural, proporciona um espaço de estudo e descobertas. As crianças em contato direto com a terra permitem o inimaginável”.

A EM Vila Fazendinha também se aprofundou nas práticas sobre meio ambiente. As turmas dos anos iniciais (1º a 5º ano) tiveram a oportunidade de fazer o plantio e manutenção de 16 canteiros da horta da escola, além de trabalharem na manutenção de jardins e árvores frutíferas no ambiente escolar. Ana Elisa de Carvalho, coordenadora do Programa Escola Integrada da Escola Municipal Vila Fazendinha, disse que essas práticas são importantes na vida dos estudantes e que “não tem preço”.

As professoras de Ciências da EM Maria das Neves trabalharam o vídeo “Refloresta”, de Gilberto Gil, Gilsons e Bem Gil. As crianças puderam dançar e expressar a música com o corpo. Na programação, também aconteceram atividades artísticas temáticas sobre as cores de cada tipo de lixo reciclável, reciclagem de fitas cassetes para a produção de porta-lápis, além de aprendizados práticos na horta da escola. Além disso, um representante da Siccob fez uma palestra para os estudantes e distribuiu lápis com sementes para eles plantarem em casa e depois trazerem a mudinha que será plantada em outro local.

Projetos e atividades como esses mostram o comprometimento da Rede Municipal de Educação (RME) para conscientizar e formar pessoas mais atentas ao meio ambiente, promovendo a possibilidade de um futuro mais verde.

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