Siga-nos

BH e Região Metropolitana

Escolas municipais de BH conscientizam alunos sobre o meio ambiente

 A Semana do Meio Ambiente foi usada pelas escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte para sensibilizar e conscientizar os estudantes sobre a importância de preservar os recursos naturais As unidades de ensino prepararam diversas atividades lúdicas, como contação de histórias, filmes e rodas de conversa, e práticas, como o plantio de mudas, para deixar as aulas ainda mais interessantes e, principalmente, mostrar que todos fazem parte do meio ambiente e, por isso, devemos cuidar dele

Publicado

em

Escolas municipais de BH fazem conscientizam alunos sobre o meio ambiente

A Semana do Meio Ambiente foi usada pelas escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte para sensibilizar e conscientizar os estudantes sobre a importância de preservar os recursos naturais. As unidades de ensino prepararam diversas atividades lúdicas, como contação de histórias, filmes e rodas de conversa, e práticas, como o plantio de mudas, para deixar as aulas ainda mais interessantes e, principalmente, mostrar que todos fazem parte do meio ambiente e, por isso, devemos cuidar dele.

A Escola Municipal Oswaldo França Júnior organizou uma festa da família com o tema “Desperdício Zero”. Durante a semana, os estudantes aprenderam sobre alimentação saudável e como evitar o desperdício de forma leve e descontraída, com atividades que incluíam comidas como o “chup chup” feito com o reaproveitamento da casca de abacaxi e o doce de abóbora com o reaproveitamento da casca e sementes.

Além disso, o evento contou com uma nutricionista da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional e um teatro temático que conscientizou e divertiu os convidados. Em depoimento à SMED, a coordenadora da EM Oswaldo França Júnior elogiou a iniciativa. “Os professores e monitores do PEI também brilharam, levando temas relacionados ao desperdício alimentar para que os alunos refletissem e se sensibilizassem, mudando não só a sua postura, mas indo além, sensibilizando seus familiares”. Na avaliação da diretora, o evento foi preparado com muita competência, capricho e organização.

Já a Escola Municipal Professor Mário Werneck organizou um dia inteiro de atividades relacionadas ao meio ambiente. Na ocasião, entre outras atividades, as crianças assistiram ao filme “O Lorax”, que propõe a conscientização sobre os malefícios do desmatamento e poluição. Além disso, as crianças aprenderam a produzir brinquedos a partir de objetos reciclados, participaram de um concurso de desenhos com o tema “Cuidando do Nosso Planeta” e plantaram uma árvore no pátio da escola.

Um projeto semelhante foi posto em ação na EMEI Águas Claras, onde os estudantes de dois anos plantaram chás e ervas na escola e depois confeccionaram brinquedos com objetos reciclados. Durante as atividades, os alunos aprenderam sobre os benefícios das ervas que foram plantadas e a cuidar da natureza que os cerca. Com base na história do livro infantil “Não é uma Caixa”, de Antoinette Portis, que conta a história de uma caixa que pode ser muito mais que isso graças ao poder da imaginação, as crianças fizeram brinquedos com papelão.

O projeto “Ibiporã: conscientização ambiental”, foi desenvolvido pela Escola Municipal Professor Pedro Guerra com o intuito de sensibilizar as crianças sobre a importância do uso consciente dos recursos naturais. Por meio de leituras, filmes, vivência em território, entre outros, o projeto também aborda a relação profunda dos povos originários com a terra ao trabalhar com os estudantes uma liderança indígena por mês.

O objetivo desse trabalho é desenvolver a consciência ambiental, a utilização do recurso natural de forma consciente, a importância e possibilidade da reciclagem por meio de leituras em sala de aula, seminários sobre os temas e a prática, que conta com ensinamentos sobre limpeza e preparo do solo, debulhar as sementes de algumas frutas e legumes, produção de adubo a partir de sobras, cuidado com rega, entre outros, feito em um espaço da escola reservado para as aulas. Os estudantes são organizados em grupos para cada função, levando em conta a programação da aula organizada, o que dá aos alunos a possibilidade de se conscientizar e aprender sobre o meio ambiente na teoria e na prática. Keith Miranda de Freitas, professora dos anos iniciais, comentou sobre a importância dessa iniciativa. “O projeto leva às crianças o contato direto com o meio ambiente natural, proporciona um espaço de estudo e descobertas. As crianças em contato direto com a terra permitem o inimaginável”.

A EM Vila Fazendinha também se aprofundou nas práticas sobre meio ambiente. As turmas dos anos iniciais (1º a 5º ano) tiveram a oportunidade de fazer o plantio e manutenção de 16 canteiros da horta da escola, além de trabalharem na manutenção de jardins e árvores frutíferas no ambiente escolar. Ana Elisa de Carvalho, coordenadora do Programa Escola Integrada da Escola Municipal Vila Fazendinha, disse que essas práticas são importantes na vida dos estudantes e que “não tem preço”.

As professoras de Ciências da EM Maria das Neves trabalharam o vídeo “Refloresta”, de Gilberto Gil, Gilsons e Bem Gil. As crianças puderam dançar e expressar a música com o corpo. Na programação, também aconteceram atividades artísticas temáticas sobre as cores de cada tipo de lixo reciclável, reciclagem de fitas cassetes para a produção de porta-lápis, além de aprendizados práticos na horta da escola. Além disso, um representante da Siccob fez uma palestra para os estudantes e distribuiu lápis com sementes para eles plantarem em casa e depois trazerem a mudinha que será plantada em outro local.

Projetos e atividades como esses mostram o comprometimento da Rede Municipal de Educação (RME) para conscientizar e formar pessoas mais atentas ao meio ambiente, promovendo a possibilidade de um futuro mais verde.