Porto Demite Treinador Martín Anselmi Após Eliminação Precoce no Mundial de Clubes
O Porto não perdeu tempo e anunciou nesta terça-feira, 1º de julho, a demissão do técnico argentino Martín Anselmi. A decisão da diretoria portista acontece uma semana após a eliminação da equipe na fase de grupos do Mundial de Clubes da FIFA de 2025, um desempenho considerado “aquém das expectativas” para o clube português.
Martín Anselmi, que estava no comando do Porto há apenas seis meses, não conseguiu traduzir a força esperada do time no novo formato do Mundial. Os Dragões terminaram em terceiro lugar no Grupo A, que contava com Palmeiras, Inter Miami e Al Ahly, sem conquistar nenhuma vitória: foram dois empates (0 a 0 com o Palmeiras e 4 a 4 com o Al Ahly) e uma derrota (2 a 1 para o Inter Miami).
A campanha no Mundial de Clubes se somou a outros resultados insatisfatórios na temporada, como eliminações em copas nacionais e um terceiro lugar no Campeonato Português. Essa performance abaixo do esperado aumentou a pressão sobre o treinador e, segundo o comunicado oficial do clube, levou ao início das negociações para a rescisão de seu contrato.
Os Custos da Demissão e o Novo Rumo
A demissão de Anselmi não será barata para o Porto. Além do valor da multa rescisória, o clube ainda terá que pagar 3,1 milhões de euros ao Cruz Azul (ex-clube de Anselmi) devido ao processo de sua saída, o que pode totalizar um custo de 7,1 milhões de euros. Apesar do prejuízo, o Porto recebeu 18,45 milhões de euros pela participação no Mundial, o que de certa forma minimiza o impacto financeiro da decisão.
A diretoria do Porto já está em busca de um novo comandante para a temporada 2025/26. O nome do técnico italiano Francesco Farioli, que recentemente treinou o Ajax, já é apontado como o provável substituto de Anselmi. A expectativa é que o novo técnico traga uma nova filosofia para o clube, com o objetivo de resgatar o protagonismo tanto nas competições domésticas quanto nas europeias.
A eliminação precoce no Mundial de Clubes e a consequente demissão de Martín Anselmi marcam um momento de reestruturação para o Porto, que busca voltar aos trilhos e competir em alto nível.
Publicar comentário