Entretenimento
Após Tarsila, Cláudia Raia anuncia espetáculo sobre os tabus sociais que rondam a menopausa
Com texto assinado por Anna Toledo e direção de Jarbas Homem de Mello, montagem estreia em Portugal em 2025
Nem bem encerrou duas bem sucedidas temporadas do musical Tarsila – A Brasileira , no qual celebrou o legado da pintora modernista Tarsila do Amaral (1886-1973), Cláudia Raia já anunciou seu retorno à cena para janeiro de 2025, quando sobe ao palco do Teatro Tivoli, em Lisboa, Portugal, para estrear Menopausa , comédia que, como o título já sugere, trata do “segundo ato” da vida das mulheres após sua última menstruação.
Com texto assinado por Anna Toledo, parceira da atriz em espetáculos como Conserto para Dois e o próprio Tarsila , Menopausa vai resgatar a linguagem das comédias de esquetes, onde Raia dará vida a mulheres passando por diferentes momentos relacionados à menopausa e ao climatério.
A direção ficará a cargo de Jarbas Homem de Mello , que também entrará em cena dando vida a diferentes personagens. “A ideia é falar abertamente sobre os temas mais desconfortáveis e também informar, pois a desinformação sobre os sintomas e os tratamentos disponíveis é enorme”, diz Toledo, que aceitou o convite para escrever sobre o tema após se perceber também dentro dessa discussão.
“Ela sabia que eu também estava passando pela menopausa, me perguntou se eu estaria interessada em escrever um texto para ela e o Jarbas. Eu, pessoalmente, estava monotemática desde que começou meu climatério, falando de menopausa com todo mundo que encontrava. É realmente espantoso o quanto esse assunto é desconhecido (ou indesejável) até entre pessoas com muito acesso à informação”.
Ainda sem data para chegar ao Brasil, “Menopausa” vai cumprir temporada em Portugal seguindo os passos de Conserto para Dois , o pocket musical em que Raia e Homem de Mello viviam diferentes personagens a bordo de um transatlântico.
Este post Após Tarsila, Cláudia Raia anuncia espetáculo sobre os tabus sociais que rondam a menopausa foi publicado primeiro no Observatório da TV .